A Fundação Volkswagen, responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, prorrogou as inscrições para o VI Concurso Volkswagen na Comunidade até 3 de maio. O concurso premiará dez projetos sociais desenvolvidos por organizações não-governamentais (ONGs) e sem fins lucrativos com um total de R$ 400 mil (sendo R$ 40 mil para cada, valor que deve ser investido em ações de transformação social). As instituições vencedoras e finalistas também ganharão um curso de Gestão de Projetos Sociais. A novidade, neste ano, é o processo de inscrição totalmente eletrônico, por meio de formulário disponibilizado no site da Fundação Volkswagen (www.fundacaovw.com.br).
Em seu histórico, o Volkswagen na Comunidade já distribuiu R$ 1,4 milhão em prêmios para 38 ONGs vencedoras, beneficiando 6.765 pessoas diretamente. As cinco edições já realizadas somaram 1.725 projetos inscritos, de 1.276 ONGs de todo o Brasil, sendo que as vencedoras estão localizadas no Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Na última edição, em 2012, o concurso registrou recorde de inscrições: foram 531 projetos, de 423 organizações sociais localizadas em 13 Estados brasileiros.
Para concorrer, os projetos precisam ser inscritos por empregados da Volkswagen do Brasil que atuam voluntariamente nessas instituições. No ano passado, 309 empregados inscreveram projetos. “O Volkswagen na Comunidade reconhece o trabalho voluntário realizado pelos funcionários da Volkswagen do Brasil em suas comunidades, incentiva e divulga essa prática. O prêmio em dinheiro viabiliza a execução das ações propostas e o curso de Gestão de Projetos Sociais prepara os gestores das organizações para gerir melhor os recursos recebidos, garantindo a sustentabilidade dos projetos, aumentando seu alcance e benefícios”, diz o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo Barros. O concurso aceita inscrições de projetos que envolvam os mais diversos temas, tais como educação, saúde, esportes, meio ambiente, entre outros.
As propostas inscritas são avaliadas por um comitê formado por funcionários da Volkswagen do Brasil que receberam treinamento específico. As iniciativas vencedoras, por sua vez, são acompanhadas pela equipe da Fundação Volkswagen, que monitora, por meio de visitas técnicas, todo processo de implementação das ações propostas, as quais devem ser realizadas em oito meses.