Randon vai fazer joint-venture com fabricante chinesa


A Randon, fabricante de implementos para o transporte rodoviário de carga com sede em Caxias do Sul (RS), informou, em Comunicado ao Mercado publicado em seu site, que firmou um memorando de entendimentos com a empresa chinesa China Sinomach Heavy Industry Corporation (“Sinomach”), com o objetivo de avaliar a viabilidade da constituição de uma joint-venture no Brasil para a fabricação e venda de escavadeiras.



A companhia afirmou também que, durante o período de avaliação, comercializará as escavadeiras fabricadas pela Sinomach, sob a marca conjunta Randon/Sinomach.



Segundo flash de mercado divulgado pelo BB Investimentos, elaborado pelo analista Mário Bernardes Junior, durante esse período, a Randon irá avaliar o mercado de escavadeiras, como será a recepção dos clientes ao produto, além de medir o grau de qualidade dessas máquinas, quando da utilização das mesmas. Inicialmente, a fabricante irá comprar as escavadeiras diretamente da Sinomach na China e revenderá no mercado brasileiro.



De acordo com o texto, em relação à possibilidade de fabricação em solo nacional, se assim for decidida a viabilidade do negócio, a companhia ainda analisará a forma como será feito este processo, ou seja, se fará a utilização das instalações da Randon em Caxias do Sul ou a montagem de uma nova fábrica.



Mário Bernardes Junior acredita que a realização da joint-venture “poderia trazer ganhos adicionais de receita, considerando que esse tipo de produto é muito usado na construção civil e o País vem apresentando bom crescimento neste setor, além da necessidade de investimentos em infraestrutura para os próximos eventos esportivos”.

Por outro lado, ele ressalta que o risco “fica por conta da forte concorrência na venda desse tipo de máquina, tendo em vista a atuação de grandes players, que praticamente dominam o mercado nacional de escavadeiras. Outro risco é de perda de competitividade em relação a preço, uma vez que inicialmente por serem máquinas importadas sofrerão com as barreiras comerciais que aqueles concorrentes que fabricam no País não têm”.

Portanto, completa o analista, “deve-se considerar a possibilidade de um início de vendas com margens estreitas ou negativas durante o período de entrada da marca. Ainda assim, avaliamos como uma boa oportunidade da Randon aumentar seu portfólio de produtos, expandindo sua atuação no mercado brasileiro de veículos pesados”.