A Volkswagen anunciou que a MAN irá produzir metano sintético (Audi e-gas) para alimentar a rede pública de gás natural alemã a partir de junho de 2013. O principal componente dessa planta – que está em construção em parceria com a fabricante de equipamentos SolarFuel GmbH na cidade de Werlte – é um reator de metanação da MAN Diesel & Turbo.
Com aproximadamente 16 metros de altura, a instalação foi construída e produzida por especialistas da MAN em química e reatores físicos em Deggendorf. Em dezembro de 2012, uma agência de transportes pesados conduziu por 782 quilômetros, até Werlte, a torre já pronta para ser conectada.
Segundo a Volkswagen, a capacidade de produzir combustível carbono neutro a partir de eletricidade renovável torna esta instalação especial. Ainda de acordo com a montadora, o Audi e-gas pode ser armazenado e transportado por meio de infraestrutura já disponível, pois é quase idêntico ao gás natural de origem fóssil, comparando quimicamente. Assim, pode ser facilmente distribuído pela rede de gás natural ou direcionado para estações de Gás Natural Comprimido (GNC).
“Esta encomenda salienta, mais uma vez, nossa competência para construir estruturas químicas com as quais se possa produzir combustível sintético”, afirma o diretor da unidade da MAN Diesel & Turbo em Deggendorf, Josef Dachs. “Quer estejamos falando da maior planta de gás-para-líquidos do mundo, a Pearl, no Catar, operada pela Shell, ou do atual projeto Audi e-gas, na Alemanha, nosso know-how é mundialmente solicitado quando se trata de encontrar e oferecer soluções para a mobilidade do futuro”, completa.
A Volkswagen ressalta ainda que o princípio dual eletricidade/gás do projeto Audi e-gas é um exemplo prático de como fazer bom uso de energia eólica em excesso em dias de tempestade, quando a atual rede alemã é insuficiente para suportar a carga. A unidade de Werlte irá gerar e-gas carbono neutro para abastecer 1.500 carros movidos a GNC percorrendo 15.000 quilômetros por ano.