A SAP Brasil anunciou que teve, em 2013, um aumento de 33% de sua receita com a venda de software – em 2012, o crescimento havia sido de 21%.
“O ótimo crescimento em 2013 é resultado de um planejamento feito no começo do ano e seguido à risca por toda a empresa. Sabíamos que seria um ano desafiador devido ao cenário econômico, não só local, mas também mundial, e mesmo assim conseguimos crescer mais do que em 2012, que já havia sido muito bom”, comemora Diego Dzodan, presidente da SAP para a região SoLA (Southern Latin America), que reúne Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
O executivo ressalta que a estratégia central que impulsionou o bom desempenho da empresa foi a de abordar o mercado com o foco de inovação e produtividade. “As soluções da SAP permitem que as organizações públicas e privadas aprimorem a gestão de seus negócios, resultando em aumento da produtividade e ainda capacitando-as a se tornarem inovadoras a partir da adoção de tecnologias como mobilidade e análise de dados em tempo real”, comenta Dzodan.
Produtos e setores
Em 2013, o crescimento das vendas de software da SAP Brasil foi impulsionado pelo portfólio de soluções de inovação, que inclui aplicações de mobilidade, computação em nuvem, banco de dados e computação em memória (SAP HANA) e análise de dados. No período, a companhia elevou em 38% a receita com a venda de software nesta categoria. Os destaques de inovação no ano foram mobilidade, com expansão de 96% de receita, e banco de dados, que teve seu desempenho de vendas elevado em 41%.
Já as vendas de soluções de gestão empresarial (ERP – Enterprise Resource Planning), cresceram 19%. O destaque nesta categoria foi a receita da comercialização de sistemas para áreas de negócios das organizações que somou 32% de aumento, em comparação com 2012. Nesse portfólio estão softwares para gestão de Recursos Humanos, Compras, Supply Chain (cadeia de suprimentos), CRM (gestão de relacionamento com o cliente), entre outros.
O balanço anual também aponta que a SAP Brasil continua conquistando mercado no segmento de pequenas e médias empresas (PMEs). Vendas indiretas aumentaram em 54%, sendo esta modalidade responsável por 32% do montante de vendas no ano. Ao final do ano, a companhia contabilizou que mais de 60% do total da base de clientes no País é composta por PMEs.
Com relação aos 25 setores da indústria em que a SAP atua, a empresa obteve melhores desempenhos nos segmentos de bancos (+145%), Utilities (+98%), indústria de maquinários e componentes (+83%) e varejo (+62%).
2014
Segundo a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, a empresa está otimista com o desempenho dos negócios para o próximo ano. “Para continuar crescendo, um dos focos da subsidiária será aumentar a oferta das soluções baseadas em nuvem. Estamos totalmente preparados para atender e gerar demanda do mercado. Esta é uma tendência forte para o próximo ano. Além disso, vamos dar ênfase a uma abordagem comercial voltada para as áreas de negócios nas organizações, como RH, Finanças, Compras, Vendas, entre outras”, destaca Cristina.
Para 2014, a computação em nuvem é o foco da SAP em todo o mundo. A empresa pretende acelerar a transição das soluções utilizadas por clientes vendidas por licença, chamadas de on premise, para a nuvem. “O objetivo é levar nosso core business para a nuvem, apoiada pela plataforma de computação em memória SAP HANA, que permite o processamento de dados em tempo real. Com isso, temos o compromisso de auxiliar os clientes a simplificar seus processos e a executar seus planos de negócios de forma mais dinâmica e por um melhor custo-benefício”, explica a executiva.