A SAP Brasil divulgou que, entre os meses de abril e junho, registrou crescimento de três dígitos em receita de software – que foi 107% superior ao mesmo período de 2012 –, o maior resultado da empresa nos últimos seis anos.
“O Brasil tem demonstrado algumas virtudes para seguir adiante em meio à crise internacional. As empresas, em especial, têm uma enorme resiliência para crescerem com foco em ganhos de produtividade e adoção de tecnologia de ponta, por um investimento acessível. Essa demanda dos clientes pode ser notada nos diversos segmentos da economia e nas diferentes regiões do País, o que comprova o sucesso da nossa estratégia de inovação e expansão geográfica”, diz Diego Dzodan, presidente da SAP Brasil.
As regiões onde a SAP registrou melhor desempenho no segundo trimestre foram Centro-Oeste, Sul e Nordeste, todas com crescimento também de três dígitos. A subsidiária brasileira possui mais de 3.500 clientes em sua base atualmente. Destes, 32% são grandes empresas e 68% PMEs (Pequenas e Médias Empresas).
De acordo com a empresa, os ganhos com a comercialização de software são, em grande parte, devidos ao bom desempenho do portfólio de soluções de inovação, que inclui aplicações de mobilidade, computação em nuvem, computação em memória (SAP HANA), banco de dados e inteligência analítica. No período, a SAP Brasil elevou em 179% a receita com a venda de software de inovação, que engloba computação em nuvem, SAP HANA, mobilidade e inteligência analítica. Soluções analíticas tiveram sua receita elevada em 214%. As vendas da plataforma SAP HANA cresceram oito vezes o montante do segundo trimestre de 2012.
Do total da receita de software, a empresa destaca as vendas realizadas por meio de parceiros de negócios, estratégia na qual a SAP Brasil aposta para crescer no mercado local. A modalidade de vendas indiretas teve um salto de 263% frente ao mesmo trimestre do ano passado e, hoje, já responde por 46% do montante das vendas. A marca, segundo a SAP, é relevante, já que a meta global da companhia é, até 2015, chegar a 40% de vendas realizadas por meio de parceiros nos países em que está presente, e a subsidiária brasileira já atingiu o objetivo em 2013.