A SAP, companhia alemã de aplicações de software empresarial, anunciou nesta quarta-feira (23), em coletiva de imprensa em São Paulo, que alcançou um crescimento de 20% da receita total em 2012. A receita de software cresceu 21%, mesmo patamar da de Software e Serviços Relacionados a Software (SSRS), e a receita de Serviços (incluindo Consultoria e Educação), 14%.
A SAP destacou que, no ano passado, 77% da receita no Brasil foram provenientes da venda de soluções de inovação, que inclui mobilidade, computação em nuvem, soluções de inteligência analítica e banco de dados e plataforma tecnológica (SAP HANA). No final de 2011, 57% da receita resultaram dessas soluções, o que mostra, segundo a companhia, o crescimento da demanda por inovação no País.
Varejo, Atacado, Saúde e Transporte tiveram um aumento superior a 100% nas vendas da subsidiária no ano, em comparação com 2011. Em 2012, as vendas para a Indústria Química cresceram 94%; Serviços Profissionais (empresas prestadoras de serviços), 64%; Engenharia & Construção, 53%; e Bancos, 8%.
“O ano de 2012 foi um marco na história da SAP Brasil. Tivemos excelentes resultados em vendas de Inovação e crescemos em todos os setores estratégicos, como Varejo, Bancos e Saúde”, afirma Diego Dzodan, presidente da SAP Brasil. “2013 promete ser ainda mais relevante no que diz respeito a ofertas diferenciadas, principalmente por meio do SAP HANA, que teve suas funcionalidades ampliadas e agora pode ser o único banco de dados dos nossos clientes de Business Suite (ERP).
Essa é uma oferta que garante mais agilidade para as empresas na tomada de decisões e realmente coloca a SAP na vanguarda do setor de software de gestão”, reforça.
O lançamento oficial no Brasil do SAP Business Suite by SAP HANA foi feito durante a coletiva desta quarta-feira.
Pequenas e Médias Empresas
Hoje, a base de clientes da SAP Brasil é formada por cerca de 4.500 empresas, das quais 70% são pequenas e médias empresas (PMEs).
No ano passado, a receita de software para PMEs cresceu acima de 100% em comparação a 2011. Além disso, as vendas indiretas, por meio de canais, também tiveram um aumento de 122%, o que reforça, conforme a companhia, a importância dos parceiros para a SAP. Hoje, os canais são responsáveis por 28% da venda de software da companhia no País e a expectativa é que esse percentual chegue a 40%, até 2015.
Para alcançar esse potencial, a SAP prepara uma estratégia de crescimento geográfico em 2013. O objetivo é estar presente, por meio de parceiros locais, em todas as principais cidades do País, independentemente da região, tendo pelo menos três representantes em cada uma dessas localidades. Foram criadas três novas regionais para atender os clientes de forma mais efetiva: Sul, Nordeste e Centro-Oeste e Interior de São Paulo.
Além disso, a empresa trabalha fortemente em importantes parcerias de OEM (Original Equipment Manufacture), para que seus parceiros ofereçam suas soluções integradas com tecnologia SAP em um modelo de SaaS; e de ITO (Infrastructure Technology Outsourcing), que permite que canais especializados vendam as soluções da SAP no modelos SaaS (Software as a Service).
Resultados Globais e na América Latina
Em 2012, a receita total da SAP AG foi de € 16,3 bilhões, 14% superior a 2011. As vendas globais de software e serviços relacionados a software (SSRS) foram de € 13,2 bilhões, 17% superiores ao ano de 2011. O lucro operacional cresceu 11%, para € 5,2 bilhões no ano. Este foi o 12º trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos, em receita de software, baseado em resultados inéditos em SAP HANA, por exemplo, que alcançou uma receita de € 390 milhões no ano.
Na América Latina, a receita com licenças de software cresceu 17% e o faturamento de software e serviços relacionados a software (SSRS), 19%, em 2012. A receita com vendas para pequenas e médias empresas foi 37% superior no ano, enquanto a receita para grandes companhias cresceu 8% no mesmo período. A região também registrou crescimento de 21% em venda de Serviços.