SAP empregará pessoas com autismo

A SAP informou nesta semana que investirá na contratação mundial de pessoas autistas nas áreas de programação e teste de softwares, por meio de uma aliança com a dinamarquesa Specialisterne (reconhecida mundialmente por direcionar os talentos de pessoas autistas para a área de tecnologia).

A SAP afirma, em comunicado, que percebe uma vantagem competitiva potencial em alavancar os talentos únicos de pessoas com autismo, enquanto, ao mesmo tempo, ajuda-as a assegurar uma posição no mercado de trabalho. Estima-se que 1% da população mundial seja portadora de autismo.

“Ao nos concentrarmos nas habilidades que cada um disponibiliza, podemos redefinir o modo como gerenciamos os diversos talentos. Com a Specialisterne, nós compartilhamos a crença de que a inovação está nos ‘extremos’. A SAP só estará preparada para enfrentar os desafios do século 21, se abrir espaço para pessoas que pensam diferente”, afirma Luisa Delgado, membro executivo do Board do grupo alemão.

“Nós estamos entusiasmados com a oportunidade de permitirmos o acesso global da SAP a talentos inexplorados e, assim, fortalecermos a posição dela como líder em inovação. Essa é nossa primeira parceria com uma multinacional em escala global. A união motivará outras empresas a seguirem esse exemplo”, diz Thorkil Sonne, fundador da Specialsterne.

Projetos piloto da iniciativa já estão em andamento na Índia e Irlanda e mostram um impacto positivo. A SAP Índia contratou seis novos funcionários com autismo para testes de software e identificou um aumento da produtividade e harmonia da equipe em áreas de importância. A Irlanda está para concluir a contratação de cinco pessoas autistas que assumirão ainda este ano. Há a previsão de expansão do projeto para os Estados Unidos, Canadá e Alemanha, em 2013.

 

 

Divulgação SAP
Divulgação SAP