Schmersal: expansão de 50% no setor alimentício


De acordo com a ABIA (Associação Brasileiras das Indústrias de Alimentação), nos últimos 12 meses – entre novembro de 2013 e outubro de 2014 o setor movimentou em torno de R$ 427,9 bilhões, ante R$ 394,6 bilhões no ano anterior, o que equivale a um crescimento nominal anual de 8,4%. Para este ano, o segmento prevê crescimento da “produção física em volume” na casa de 2%, 0,5% a mais que a previsão de 2014, 1,5%.


Para 2015, a alemã Schmersal projeta expansão de 50% nesta área. A empresa dispõe de um amplo portfólio de produtos voltados para ambientes deste setor que necessitam de limpeza constante, unindo tecnologia e design adequados de forma que impeça a entrada de impurezas no produto.


Entre as inovações da empresa para a indústria alimentícia, destacam-se as cortinas de luz SLC420-69, os sensores eletrônicos RSS36 e a chave de segurança com travamento AZM300. Todos esses produtos alcançam categoria de segurança 4, SIL3 e PLe, além de serem desenvolvidos com grau de proteção IP69K para suportarem jatos de alta pressão de até 100bar e com temperaturas de até 80ºC.


Outro produto que também possui o mesmo grau de proteção é a chave seccionadora NHS, única disponível no mercado com IP69K. É importante ressaltar que no design dos produtos para este setor não pode haver arestas para acúmulo de impureza, por exemplo, os botões e sinaleiros da “Linha Clean” e sensores magnéticos de segurança BNS 40S (de INOX), possuem seus cantos arredondados.


“Recentemente recebemos a certificação da DGUV Test Mark referente a Linha Clean para os ‘Princípios para o ensaio de máquinas de abate e máquinas de processamento de carne’ e ‘Princípios para o teste de requisitos de higiene’. Também recebemos outro certificado do Instituto Fraunhofer, a qualificação para utilização desta linha em salas limpas com melhor nível de pureza de ar classe 1 de acordo com a ISO 14644-1. O Instituto também nos recomenda com esta certificação na aplicação dos produtos usados em ambientes de produção de higiene de preparações estéreis para GMP Classe C de acordo com a EG-GMP anexo 1”, comenta Christian Borba Müller, gerente de divisões de automação e segurança da Schmersal.

Amanda Rodrigues Véras/ AHK/SP
Amanda Rodrigues Véras/ AHK/SP