Siemens cria setor de Infraestrutura e Cidades


A Siemens acaba de criar uma nova unidade de negócios que entrará em operação a partir do dia 1º de outubro, quando inicia o ano fiscal de 2012. O setor de Infraestrutura e Cidades, cuja sede será em Munique, na Alemanha, terá cinco sub-divisões: Sistemas Ferroviários (trens), Mobilidade e Logística (gestão de trânsito, transporte e logística), Baixa e Média Tensão, Smart Grid (redes inteligentes de energia) e Building Technologies (BT).



Com a criação do novo setor, a Siemens pretende ampliar os investimentos em infraestrutura e fortalecer sua posição nos negócios relativos ao crescimento de centros urbanos. “As cidades enfrentam o enorme desafio de conciliar o crescimento urbano com uma boa qualidade de vida. Podemos lhes oferecer soluções abrangentes para alcançar esse objetivo. Nosso novo setor está especificamente orientado para as cidades e infraestruturas” afirmou Roland Busch, CEO do Setor de Infraestrutura e Cidades. Além de Infraestrutura e Cidades, a estrutura de negócios da Siemens conta com as divisões de Indústria, Energia e Saúde.



Segundo a companhia, o Brasil é um mercado estratégico nesse segmento, com um potencial grande para utilização de soluções baseadas em tecnologias ambientais. “O Brasil pode dar um salto na qualidade de vida dos moradores das grandes cidades, mas precisa superar grandes desafios. Temos inúmeros gargalos logísticos, como mobilidade urbana e nos aeroportos e sofremos com a poluição. O País precisa crescer, vai receber grandes eventos esportivos e precisa dar um salto rumo a um desenvolvimento sustentável”, destaca Adilson Primo, presidente da empresa no Brasil.



Atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades e essa proporção deve atingir 60% nos próximos 20 anos, um aumento de 1.4 bilhões de residentes urbanos. A Siemens atende um mercado de investimentos urbanos que representa aproximadamente € 300 bilhões por ano.

Divulgação/Siemens
Divulgação/Siemens