Siemens moderniza rede ferroviária


Em um consórcio conjunto com a desenvolvedora de infraestrutura Cofely-Fabricom (GDF SUEZ), a Siemens irá fornecer mais de 2,200 quilômetros de trilhos da rede ferroviária belga com o sistema de controle de trens europeus (ETCS) Level 2.

O pedido foi feito pela Infrabel, uma operadora belga de infraestrutura ferroviária. O valor do pedido chega a 510 milhões de euros. O sistema ETCS de controle de trens europeus exige um componente essencial para a fusão do tráfego ferroviário.

O sistema foi desenvolvido para repor mais de 20 sistemas automáticos de proteção de trens (ATP) no continente europeu e reforçar a segurança e capacidade da rede ferroviária. O projeto está com previsão de ser concluído até o final de 2025, e o contrato inclui a instalação do sistema ATP e o equipamento eletrônico de travamento.


“Este pedido destaca o nosso posicionamento como líder no mercado de sistemas automáticos de proteção de trens”, dia Jochen Eickholt, diretor mundial da divisão de Mobilidade da Siemens. “A Siemens já instalou com sucesso o sistema ETCS Level 1 nos trilhos belgas”.

O sistema ETCS de controle de trens europeus Level 2 usa um sistema de rádio especifico para trilhos, o GSM-R, para garantir uma comunicação bidirecional permanente entre o trem e os operadores. Isso não só torna possível o monitoramento contínuo de velocidade, como também significa que os novos movimentos das autoridades podem ser transmitidos imediatamente para o trem e todas as informações relevantes exibidos ao motorista.

A Siemens atualmente está fornecendo linhas ferroviárias com este sistema automático na Alemanha, Áustria, Suíça, Espanha, Turquia, e Hungria.