Sinalização reduz conflitos no tráfego de motos


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a metade das mortes no trânsito ocorre entre os usuários vulneráveis das vias: motociclistas (23%), pedestres (22%) e ciclistas (5%). As motocicletas se tornaram um meio de transporte popular e acessível, sobretudo nos países de renda baixa ou média. A Indonésia possui o maior número de motocicletas do mundo: mais de 77 milhões de unidades circulam pelo país. Mais da metade dos usuários das vias são motociclistas.


Por isso, o governo do país deu início ao desenvolvimento de um método para melhorar a circulação dos veículos em geral mediante a implantação de um espaço dedicado aos motociclistas nos cruzamentos. Muitos motociclistas tendem a se mover de forma desordenada ao se aproximar dos cruzamentos sinalizados, deslizando por entre os carros, parando sobre as linhas de parada e bloqueando as faixas de conversão à esquerda e as faixas de pedestres durante as esperas nos semáforos vermelhos.


Caixas Vermelhas


Para melhorar a eficiência desses cruzamentos, o Instituto de Engenharia do Tráfego propôs a implantação da sinalização que adota ‘caixas vermelhas para motocicletas’, a fim de separar o tráfego entre motos e outros tipos de veículos nos semáforos vermelhos. Os motociclistas podem parar na frente dos demais veículos, para que possam prosseguir antes quando da mudança do sinal de vermelho para verde. As ‘caixas vermelhas’ para motocicletas nos cruzamentos sinalizados foram desenvolvidas basicamente a partir do conceito de Advance Stop Lanes (ASLs) para bicicletas.


Essas ASLs, também conhecidas como ‘caixas para ciclistas’, encontram ampla aplicação no Reino Unido, na Holanda, na Dinamarca e em outras cidades europeias. Na Indonésia, o conceito das caixas vermelhas para motocicletas foi posto em prática inicialmente em quatro cruzamentos em Bandung e Bali em 2010.


O plástico a frio à base de resinas DEGAROUTE, fornecidas pela Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, foi avaliado como o melhor sistema de sinalização existente para esse projeto. O conceito comprovou a sua eficácia: A quantidade de conflitos de trânsito nesses cruzamentos diminuiu nos pontos em que existiam as ASLs. Hoje, o conceito encontra ampla aplicação na cidade de Bandung em virtude do impacto positivo das caixas vermelhas sobre a melhora do fluxo do tráfego nos cruzamentos.


No projeto da Indonésia, o plástico a frio PMMA com DEGAROUTE foi utilizado para a sinalização como alternativa de alta performance, em comparação com pinturas de sinalização viária convencionais, por conta de seu desempenho no longo prazo, resistência UV e, sobretudo, por suas excelentes propriedades de resistência à derrapagem, algo absolutamente crucial em aplicações dessa natureza. O PMMA possui a habilidade única de se fundir em si mesmo, criando uma só camada.


Após a implantação das caixas vermelhas para motocicletas nos cruzamentos selecionados em Bandung e Bali, o fluxo do tráfego aumentou em 13%, enquanto o conflito médio do trânsito diminuiu aproximadamente 40%.

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik