A democratização da música erudita e a capacitação gratuita de profissionais de música clássica são os principais objetivos do Mozarteum Brasileiro, uma das mais importantes associações culturais do país, voltada para a valorização e a disseminação do conhecimento musical. Entusiasta da cultura e ciente da importância da herança cultural de um país, a ThyssenKrupp patrocina a temporada de 2015 do projeto, realizado entre abril e novembro em São Paulo.
Para promover o acesso à obra erudita, o Mozarteum Brasileiro disponibiliza ingressos gratuitos para escolas e comunidades, além de promover atividades socioeducativas que beneficiam jovens músicos brasileiros, como a realização de masterclasses e a concessão de bolsas de estudos internacionais.
O projeto já trouxe para o Brasil orquestras como as filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova York, companhias de dança, como o Bolshoi e o New York City Ballet, e também renomados solistas, grupos de câmara, coros e regentes, além de matinês para crianças e concertos ao ar livre em parques públicos. Este ano, a Russian State Symphony Orchestra é a principal atração da programação e abriu a temporada em um concerto ao ar livre realizado em 12 de abril, no Parque do Ibirapuera.
Uma das mais antigas formações sinfônicas da Rússia e uma das mais reconhecidas internacionalmente, a orquestra russa apresentou clássicos como a suíte de A Bela Adormecida e Romeu e Julieta, executados com regência do renomado maestro norueguês Terje Mikkelsen. Além do concerto ao ar livre e uma apresentação exclusiva para crianças, a orquestra se apresentou em 13 e 14 de abril na Sala São Paulo.
“Nós confiamos no potencial do incentivo aos projetos culturais, sociais e esportivos como meio essencial para construir o presente e o futuro da nossa sociedade”, reforça Paulo Alvarenga, Vice Presidente da ThyssenKrupp, responsável pela área de comunicação corporativa.
Para mais detalhes sobre a programação e as outras atrações da Temporada 2015, consulte: www.mozarteum.org.br/temporada-2015