ThyssenKrupp e Instituto Querô celebram parceria


A ThyssenKrupp Elevadores patrocina, pelo segundo ano consecutivo, as oficinas de audiovisual do Instituto Querô, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que por meio do audiovisual promove a inclusão social de jovens de baixa renda da Baixada Santista, litoral Sul de São Paulo.


A parceria entre a empresa e o instituto é para a capacitação de 15 jovens de 14 a 18 anos que com das Oficinas Querô Turma Avançada vão participar de atividades audiovisuais voltadas à inserção no mercado de trabalho e à produção de um curta-metragem.


Os jovens são selecionados pelo próprio Instituto, a partir daqueles que participaram no ano anterior da turma básica das Oficinas Querô. “O foco dessa nova turma é dar um segundo ano de especialização para aqueles que mais se destacaram durante as oficinas básicas e os ensinarmos a batalharem pela inserção no mercado de trabalho. O cinema é uma área que cresce a cada ano, e poder vê-los tão jovens já atuando na área, é o que nos motiva”, comenta Tammy Weiss, coordenadora do Instituto Querô.


Por meio da política de investimento social privado, a ThyssenKrupp Elevadores escolheu patrocinar o Instituto Querô porque o projeto se identifica com os objetivos estratégicos da empresa na área de responsabilidade social. “Buscamos parceiros que tenham projetos na área da educação profissionalizante voltado a jovens em vulnerabilidade social, com o objetivo proporcionar aprendizado específico na área e criar oportunidades para entrada no mercado de trabalho”, afirma Shana Schacht Gemmer, analista de Responsabilidade Social da ThyssenKrupp Elevadores.


As atividades da nova turma da Oficina Avançada do Instituto Querô começaram em março e vão até dezembro. Ao final do curso, a produção dos futuros cineastas brasileiros será exibida ao público em sessão especial promovida pelo instituto.


Em 2014, quatro filmes foram exibidos: os documentários “Pra não dizer que não deixei lembranças” e “Desvio”, e as ficções “Azul da Cor do Mar” e “Tempo é Morfina” (Turma Avançada), este último com roteiro e tutoria do premiado diretor Rafael Aidar.


Desde 2006, quando o instituto foi criado pelo cineasta Carlos Cortez e a produtora Gullane Filmesos, os curtas produzidos pelos jovens das Oficinas Querô participam de festivais de cinema no Brasil e no Mundo. Em nove anos, são 85 filmes e 41 prêmios conquistados. 

Shutterstock
Shutterstock