Com o objetivo de desenvolver os princípios de sustentabilidade em toda a cadeia de fornecedores e estimular a troca de experiências e conhecimentos, a ThyssenKrupp Elevadores desenvolveu programas específicos para seus fornecedores.
O Programa Sustentabilidade em Rede abrange os fornecedores de mais de 50 Unidades de Negócios da empresa dentre filiais, centros de distribuição e centros de serviços compartilhados. “Queremos compartilhar os conceitos e as práticas de sustentabilidade já adotadas pela ThyssenKrupp Elevadores com as empresas fornecedoras de produtos e serviços”, afirma Camila Luconi Viana, coordenadora de Sustentabilidade para as Filiais da ThyssenKrupp Elevadores.
Um primeiro encontro foi realizado no final de 2013, em Porto Alegre (RS), com 23 empresas fornecedoras de diferentes áreas. Boas práticas já aplicadas foram apresentadas, como a neutralização de carbono, a campanha por redução no desperdício de alimentos, gestão ambiental para pequenas e médias empresas, entre outras. “A oportunidade foi excelente para saber como as empresas pensam e agem quando o tema é sustentabilidade”, destaca Camila.
Os temas trabalhados pela ThyssenKrupp Elevadores com os fornecedores foram: uso eficiente de recursos naturais, governança de sustentabilidade, logística, frota e CO2, resíduos, sistema de gestão ambiental e certificações, condições de trabalho, saúde e segurança ocupacional, ações e projetos sociais e produtos sustentáveis.
A área de Manufatura da companhia, que abrange a matriz e a fábrica, localizada em Guaíba (RS), também segue diretrizes de sustentabilidade com seus fornecedores. Numa primeira etapa, 55 fornecedores foram mapeados e agora, como parte da diretriz mundial do Grupo ThyssenKrupp, os maiores fornecedores estão assinando o Código de Conduta do Grupo, que estipula quais os requisitos devem ser atendidos para que os mesmos continuem a fornecer peças e serviços para a empresa no Brasil.
Com o amadurecimento das práticas, a empresa irá avaliar e auditar os fornecedores também pelo seu desempenho ambiental e social. Um passo importante para uma cadeia de negócios mais sustentável. “Dentro da nossa cadeia de valor, esperamos que a sustentabilidade traga perenidade para os negócios tanto da ThyssenKrupp Elevadores como de seus parceiros”, conclui Camila.