thyssenkrupp promove treinamento para militares


Por meio da filial Minas Gerais/Interior, a thyssenkrupp realizará um treinamento gratuito para os militares do 10º Batalhão de Bombeiros Militar da cidade de Divinópolis, região centro-oeste de Minas Gerais. O treinamento será realizado dia 27 de janeiro para cerca de 20 bombeiros do batalhão.


A iniciativa surgiu a partir da NBR 16083/2012, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que prevê que o resgate de passageiros presos no elevador só pode ser feito por técnicos da empresa que presta serviços de manutenção para o condomínio ou o Corpo de Bombeiros. “O objetivo do treinamento é orientar os bombeiros a fazerem o resgate dos passageiros de forma segura sem causar danos materiais ao elevador que é um patrimônio comum”, afirma Anderson Maia, gerente da Filial Minas Gerais/Interior da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.


Ministrado por inspetores de campo da empresa, o treinamento será dividido em duas aulas: uma teórica no período da manhã, que será realizada no 10º BBM, e a prática, no período da tarde, que acontecerá na Faculdade UNA de Divinópolis. Na primeira parte, os militares receberão informações sobre como funciona o elevador; quais são as principais peças e componentes do equipamento; quais são os cuidados que devem ser tomados para garantir seu pleno funcionamento e os procedimentos corretos para evitar problemas ou acidentes, visando a segurança dos passageiros transportados, entre outros.


Já na segunda parte do treinamento, os participantes vão realizar na prática um resgate de passageiros presos no elevador. Ao final, todos os militares receberão o certificado de conclusão.


A thyssenkrupp recomenda as seguintes medidas em caso de passageiro preso no elevador:


1) Chame a empresa que responde pela manutenção do elevador;
2) Identifique em qual piso o elevador está parado;
3) Contate o passageiro e converse com ele, procurando tranquilizá-lo até a chegada do resgate;
4) Oriente o passageiro para que ele não tente sair do elevador sozinho;
5) Em situações graves, fora de controle, acione o Corpo de Bombeiros.

Divulgação thyssenkrupp
Divulgação thyssenkrupp