TRUMPF pretende dobrar faturamento no Brasil

A TRUMPF planeja dobrar o seu faturamento no Brasil nos próximos três anos. O Grupo alemão líder mundial na fabricação de máquinas e ferramentas de corte a laser faturou € 30 milhões no País, no último ano fiscal (2009-2010). É um dos mercados que mais cresce atualmente para companhia.


O anúncio foi feito pela presidente mundial da TRUMPF, Nicola Leibinger-Kammüller, que está no Brasil pela primeira vez para as comemorações de 30 anos do Grupo e para avaliar oportunidades de mercado.


Segundo Nicola, os planos de expansão ainda não prevêem a implantação de uma unidade fabril, mas as perspectivas são animadoras. As promessas de crescimento em segmentos como o naval e o ferroviário abrem novas oportunidades para a empresa, que também está ampliando o número de funcionários.


“O Brasil tem grandes desafios, principalmente ligados a infraestrutura, portos e ferrovias. E para tudo isso é necessário o uso de ferro e chapas metálicas. A TRUMPF entra com soluções inovadoras para transformar essas chapas em vagões, caminhões e máquinas escavadeiras”, avalia o diretor geral TRUMPF no Brasil, João Visetti.


De acordo com o executivo, os mercados do Rio de Janeiro e de Recife, onde está situado o Complexo Industrial e Portuário de Suape, estão na mira da companhia. O foco agora são as áreas de vendas e serviços, além da formação de pessoal especializado para dar suporte ao comercial.


O setor de máquinas e implementos agrícolas é, atualmente, um dos principais nichos de atuação da filial brasileira e, segundo o gerente de vendas, Walter Mello, deverá continuar a impulsionar o crescimento nos próximos anos.


Panorama


Após uma queda de 40% no faturamento global de 2008-2009, o Grupo TRUMPF já retomou os níveis pré-crise. Neste ano fiscal, a expectativa é chegar próximo a € 2 bilhões em vendas. Com sede na cidade alemã de Ditzingen, a TRUMPF foi fundada em 1923, conta com 8 mil colaboradores e está presente em mais de 60 países.


Possui fábricas na Alemanha, Áustria, Suíça, Estados Unidos, China, República Checa, França, Grã-Bretanha, Japão, México e Polônia.

TRUMPF
TRUMPF