TÜV Rheinland inova mercado gráfico


A TÜV Rheinland lançou um novo serviço para fabricantes de monitores que apresenta um novo critério para a qualidade e o desempenho dessas máquinas no mercado gráfico, que exige uma reprodução de cores precisas.


Agora, os fabricantes que obtiverem o certificado Color Accuracy (Precisão de Cor) serão capazes de promover uma reprodução aprimorada dos tons de seus aparelhos para usuários profissionais.


De acordo com a empresa, quatro requisitos são muito importantes para o novo critério: visor de cores precisas incluindo a verificação dos atuais modelos RGBs e Adobe RGB; estabilidade de tons quando o monitor está em uso; luminosidade e uniformidade, e mínima alteração de cor quando a tela é vista de outro ângulo.


Além disso, se uma máquina satisfaz os requisitos de cor estável pouco depois de ser ligada, ela também será adicionada à categoria “Estabilidade Rápida “.


Em anos recentes, o mercado gráfico tem visto o uso generalizado de fluxos de trabalho digital em que o conteúdo é produzido conforme a verificação de suas cores em monitores.


No setor de impressão, associações desenvolveram uma norma para selecionar um aparelho ideal com base no fluxo de trabalho. Entretanto, não existiam regras relacionadas com máquinas em indústrias, como de fotografia, design, produção e pós-produção. A ausência de padrões significava que os profissionais não tinham quaisquer critérios de terceiros para recorrer quando estivessem determinando a precisão da reprodução de cores.


Aplicando o método, a TÜV Rheiland testou quatro modelos da série ColorEdge de monitores gráficos da EIZO Corporation e, em outubro, emitiu um certificado indicando que os aparelhos satisfazem os requisitos do novo processo. Os monitores EIZO são os primeiros do mundo a receber este certificado.


“Temos o prazer de emitir a primeira certificação de cores para uma das empresas líderes da indústria. Máquinas que tenham obtido a certificação Color Accuracy cumprem requisitos abrangentes esperados no mercado gráfico high-end. Por isso, estamos confiantes de que esta certificação vai entregar valor adicional aos profissionais. Nós gostaríamos de expressar nossa gratidão especial à equipe EIZO por nos apoiar fornecendo monitores e informação para os testes comparativos, a fim de definir o critério de precisão de cor”, disse Holger Kunz, presidente e vice-presidente executivo CEO da TÜV Rheinland Ásia-Pacífico.

Divulgação TÜV Rheinland
Divulgação TÜV Rheinland