TÜV Rheinland verifica relatórios de sustentabilidade

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária do grupo alemão de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, firmou parceria com a consultoria Lanakaná, especializada em princípios sustentáveis, para oferecer ao mercado nacional o serviço de verificação de relatórios de sustentabilidade de empresas sediadas no Brasil.

O serviço, que consiste em uma auditoria para comprovar os indicadores econômicos, sociais e ambientais demonstrados no relatório, ainda é considerado novidade para as organizações nacionais, que não costumam contratar uma terceira parte que avalize as informações de relatórios não financeiros.

De acordo com a empresa alemã, a parceria uniu o conhecimento e a experiência da Lanakaná com a norma GRI (Global ReportingInitiative), a metodologia voluntária mais utilizada e recomendada para elaboração de relatórios de sustentabilidade, com a tradição e excelência da TÜV Rheinland em auditorias para certificação, por meio de uma equipe multidisciplinar de especialistas das duas empresas.

“Neste serviço avaliamos a inclusão das informações conforme determina a GRI, bem como buscamos incidências sustentáveis do que foi informado mediante auditorias internas nas próprias empresas, verificando e dando confiabilidade a todos os dados publicados no relatório”, explica o sócio diretor da Lanakaná, Rodrigo Henriques.

Segundo a TÜV Rheinland, ao todo são mais de 130 itens checados, dos aspectos econômicos, ambiental, social e de governança corporativa. No ambiental, por exemplo, é verificada a eficiência de programas de redução de consumo de água e de energia, além dos relatórios de emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) e a checagem de eventuais multas ambientais tomadas pela organização.

“Garantimos a total veracidade das informações dos relatórios de sustentabilidade, permitindo que as empresas atuem da forma mais ética e correta possível, atraindo ainda para si, em função da transparência na divulgação de dados, todos os seus públicos de interesse, incluindo funcionários, acionistas, fornecedores e clientes”, destaca o gerente comercial de certificação da TÜV Rheinland, Lucas Martins.

Segundo os especialistas das parceiras, a verificação de relatório de sustentabilidade ainda contribui para a melhor gestão do negócio, evitando riscos e evidenciando oportunidades.

Albert Einsten e Sírio-Libanês

Apesar da pouca contratação de uma verificadora independente dos relatórios não financeiros, os serviços de saúde no Brasil são os maiores produtores mundiais de relatórios de sustentabilidade GRI. E o País é um dos que mais produzem relatórios de sustentabilidade, levando-se em conta todos os setores da economia.

Diante deste cenário, a parceria entre a TÜV Rheinland e a Lanakaná já realizou, em 2013, a prestação de serviços de verificação de relatórios de sustentabilidade para a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e para a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.

Trata-se dos primeiros relatórios não financeiros de organizações hospitalares auditados no Brasil por uma terceira parte especializada e independente. “Certamente a confiabilidade das informações divulgadas por essas organizações valorizam a percepção de qualidade dos serviços médicos praticados pelos hospitais e a reputação positiva das instituições”, finaliza Martins.

Divulgação TÜV Rheinland
Divulgação TÜV Rheinland