Usina da Volkswagen conquista créditos de carbono

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Anhanguera, primeira usina da Volkswagen do Brasil, agora conta com o Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como créditos de carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas.

O reconhecimento atesta a contribuição da usina para reduzir emissão de gases do efeito estufa e os créditos concedidos à hidrelétrica somam 162.848 toneladas de CO2e (gás carbônico equivalente) para o período de 10 anos.

Os créditos podem ser utilizados pela própria hidrelétrica e outras unidades do grupo, ou ainda comercializados para outras companhias que queiram neutralizar suas emissões e “são um incentivo para que as empresas invistam em energia limpa e renovável”, disse o vice-presidente de Finanças e Estratégia Corporativa da Volkswagen do Brasil, Carsten Isensee, responsável pelo projeto das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas).

Entre os projetos ambientais implementados na usina Anhanguera, estão a construção de um viveiro capaz de produzir até 300 mil mudas de árvores nativas por ano e o reflorestamento de mais de 120 hectares de mata ciliar.

Inaugurada em 2010, a PCH Anhanguera já possibilitou que a Volkswagen aumentasse a utilização de energia renovável de 86% para 93,55%, no acumulado de janeiro a novembro 2011.    

Agora, em sociedade com a Pleuston, a Volkswagen está investindo aproximadamente R$ 160 milhões na construção da PCH Monjolinho, que deve iniciar suas operações em 2014, com capacidade instalada de 25,5 MW.

Juntas as centrais vão gerar mais de 40% da energia elétrica utilizada pelo grupo no País.

Volkswagen do Brasil/Divulgação
Volkswagen do Brasil/Divulgação