VDI-Brasil tem novo presidente


O presidente da ZF América do Sul, Wilson Bricio, foi eleito o novo presidente da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) na semana passada (27), durante assembleia realizada no Club Transatlântico, em São Paulo. A votação foi seguida pela solenidade de posse, que ocorreu com a presença de 60 convidados e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Wilson Bricio substitui Christian Müller, que esteve à frente do cargo durante os últimos dois anos.


“A VDI proporciona um papel fundamental no suporte à qualificação de engenheiros ao redor do mundo, e o Brasil é um grande potencial parceiro estratégico para a Alemanha nesta área. Assumo a presidência da VDI-Brasil com a missão de dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados em prol da engenharia, e fortalecer ainda mais a excelente transferência de know-how que existe entre o Brasil e Alemanha. Vamos trabalhar de forma exaustiva para colocar em prática novos projetos que visam buscar excelência na cooperação entre os dois países na formação de engenheiro, visando contribuir para o aumento da competitividade da indústria brasileira frente ao mercado mundial”, afirmou Bricio.


Durante a posse, o Ministro Aldo Rebelo demonstrou-se um entusiasta da cooperação entre Brasil e Alemanha: “Temos fronteiras a explorar na área de inovação e tecnologia e a certeza de que a VDI-Brasil pode dar uma importante contribuição na alavancagem de projetos que envolvem a engenharia dos dois países”.


A VDI é reconhecida mundialmente e conta com mais de 153 mil associados na Alemanha. A Associação também está presente em países como Argentina, Austrália, França, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Espanha, dentre outros. No Brasil, conta com um alcance de mais de 100 mil engenheiros e garante acesso às mais novas tecnologias alemãs. Além de contribuir com o aperfeiçoamento profissional do engenheiro no Brasil, traz também temas voltados à formação gerencial e possibilidades de networking, importante ingrediente no mundo corporativo atual.


Para fomentar o conhecimento e expertise de engenheiros no Brasil, a VDI-Brasil oferece várias atividades aos profissionais associados.  Dentre elas destacam-se simpósios internacionais para cooperação tecnológica; Dia da Engenharia Alemã, principal evento da VDI com temas técnicos atuais; encontros tecnológicos em renomadas universidades brasileiras; cursos focados no desenvolvimento profissional; programas de visitas técnicas a empresas com tecnologia de ponta, além de canais de comunicação como ferramentas de estratégia de troca de informações e conhecimento.

Divulgação ZF América do Sul
Divulgação ZF América do Sul