Vendas do Grupo Beiersdorf sobem 4,7% em 2012

A fabricante de cosméticos alemã Beiersdorf (dona, entre outras, da marca Nivea) divulgou que as vendas do Grupo subiram 4,7% em termos orgânicos no ano fiscal passado, segundo dados preliminares. Em termos nominais, as vendas aumentaram 7,2%, passando de €5,63 bilhões em 2011 para €6 bilhões em 2012. As vendas do segmento de consumo tiveram um crescimento orgânico de 4,9%, e as da tesa (segmento de produtos adesivos e soluções industriais), de 3,6%.

“Como um todo, estamos satisfeitos com 2012. Nós fortalecemos nossa marca-chave Nivea e ganhamos market share em muitos mercados. Tanto o segmento de consumo quanto a tesa tiveram boas performances, particularmente nos mercados emergentes. Além disso, nós melhoramos significativamente nossa capacidade de inovação. Esses são importantes passos na estrada para um futuro de sucesso econômico para a Beiersdorf”, afirma o CEO da Beiersdorf, Stefan F. Heidenreich.

Segmentos

A área de negócios de consumo apresentou um acréscimo de 7,5% nas vendas em termos nominais, fechando em pouco mais de €5 bilhões. As três marcas-chave – Nivea, Eucerin e La Prairie – tiveram um desempenho “encorajador”, de acordo com a fabricante.

O segmento alcançou um pequeno crescimento na Europa. As vendas da Nivea na Alemanha mantiveram-se no mesmo nível do ano anterior, enquanto que na Europa Ocidental (excluindo a Alemanha) ficaram abaixo de 2011, o que já era esperado em função da atual situação econômica. Já na Europa Oriental, a companhia teve um crescimento forte nas vendas, particularmente na Rússia e na Polônia.

As vendas na América Latina tiveram uma boa performance, principalmente no Brasil, e a Beiersdorf também teve um crescimento robusto na região da África/Ásia/Austrália. As vendas na China ficaram estáveis em relação a 2011, como previsto.

A tesa gerou €992 milhões em vendas, ou 5,8% de crescimento nominal e 3,6% de crescimento orgânico. Os negócios foram especialmente dinâmicos na Ásia e dos EUA, e as indústrias automotiva e eletrônica foram novamente os principais motores desse desempenho.

Divulgação Beiersdorf
Divulgação Beiersdorf