VIND’AME traz vinhos de terroir para o Brasil


A Vind’Ame chega ao mercado brasileiro com o objetivo de trazer os principais rótulos, inicialmente focada no Velho Mundo. Segundo Michael Schütte, sócio administrador da Vind’Ame, “o mercado brasileiro foi invadido por vinhos produzidos industrialmente, não necessariamente de sabor ruim, mas que deixaram de lado a riqueza da origem, da diversidade de solos e microclimas, resultando em gradação de texturas e sofisticação de sabores, a verdadeira alma do terroir lapidada pelo viticultor”.


Pesquisa de campo: visitando os vinhedos
Pensando nisso, e sendo apaixonados por vinho, o casal de sócios proprietários da importadora, Michael e Ana Cristina, partiram para o desafio de montar um portfólio que retrate a riqueza dos diversos terroirs de excelência.  Após uma primeira triagem através de muitas leituras e indicações, mais de 1000 vinhos foram degustados e mais de uma centena de vinícolas visitadas. Constatando o trabalho nos vinhedos e na vinificação, selecionaram apenas 13 produtores nesta fase inicial. Eles conheceram pessoalmente os vinhedos, o processo de vinificação e tiveram contato pessoal com todos os personagens que estão por trás de cada uma das garrafas que eles importam. Garantem, assim, que os vinhedos são cultivados com extrema cura, sem o uso de agrotóxicos, com podas e seleção manual focada na qualidade da fruta; o processo de vinificação é natural, sem acréscimo de corretivos químicos ou artifícios típicos da grande indústria; o resultado são vinhos de caráter, majoritariamente de uvas autóctones, e de altíssima qualidade, com aromas e sabores excepcionais, reconhecidos internacionalmente. Não é difícil de imaginar o porquê do nome Vind’Ame, expressão francesa que significa vinhos d´alma. Da mesma forma que nós, os vinhos da Vind’Ame carregam na alma a história, a memória, o repertório do local de origem.


Ainda segundo Michael, “o mercado brasileiro oferece vinhos de todas as categorias, mas de forma um tanto desordenada, deixando o consumidor, muitas vezes, perdido na hora da compra. Falta transparência sobre os processos de produção dos vinhos, que facilitem a escolha consciente do consumidor.


A logística do sabor
A Vind’Ame quer ser um ponto de referência, uma garantia ao consumidor da qualidade de seus vinhos. Para isso, não basta apenas criteriosa seleção. A Vind’Ame também tem o cuidado de transportar todos seus vinhos em containers refrigerados, assim como faz questão de mantê-los dessa forma durante sua estada no depósito, garantindo assim, que os aromas não se percam, nem o vinho padeça de um envelhecimento abrupto e prematuro, fato infelizmente comum no mercado brasileiro.


Portfólio do bom sabor
Atualmente, a Vind’Ame traz vinhos de três países: Alemanha, França e Itália, num total de 73 rótulos. Em breve, pretende complementar o portfólio com outros produtores franceses e italianos, e introduzir vinhos da Espanha. Uma pré-seleção já foi feita; falta ainda a verificação pela Vind’Ame das condições de tratamento dos vinhedos e do trabalho na adega. O próximo passo será então vinhos do Novo Mundo, sempre com o mesmo conceito de vinhos de terroir.


Os sócios seguem o princípio do taste vin: incluem no portfólio da Vind’Ame apenas vinhos que se orgulhariam de compartilhar com seus parentes e amigos.


A empresa possui uma loja virtual (www.vindame.com.br/loja), um showroom em São Paulo (Av. Brigadeiro Faria Lima 1912, Cj. 4c, São Paulo 01451-000 – SP. Tel. Para contato: (11) 2384-6946, 2384-6952) e conta com a consultoria do Dr. Arthur Azevedo, Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo, na indicação dos produtores que são visitados por eles ao redor do mundo.


 


 


 


 


 


 

Divulgação
Divulgação