Voith celebra 50 anos no Brasil

A unidade do Grupo Voith no Brasil foi fundada em 1964, é a mais antiga fora da Europa, e hoje, de acordo com o grupo, considera-se uma empresa brasileira com raízes alemãs. As tecnologias da companhia estão presentes nas áreas de exploração e transporte de matérias-primas, geração de energia, fabricação de papel e celulose e mobilidade urbana.

“A instalação da Voith no Brasil foi motivada pelo pleno desenvolvimento industrial e de infraestrutura, potencial florestal, grandes quedas d’água, que favorecem a fabricação de papel e a geração de energia hidrelétrica, bem como o potencial de crescimento nos mercados estratégicos para o grupo”, diz a empresa em comunicado.

Segundo a Voith, a fábrica brasileira, com 142 mil m² de área construída em São Paulo (no bairro do Jaguaré), é, atualmente, uma das mais modernas e completas do grupo no mundo. A empresa possui também uma unidade fabril em Manaus (AM), com 111 mil m², e unidades de serviços em Mucuri (BA) e Ponta Grossa (PR), entre outras. “Hoje, a unidade brasileira gera mais de 5.000 empregos e destaca-se como um centro de competência mundial, respondendo não só pelo mercado interno, mas também pela América Latina”, destaca o comunicado.

A unidade, conforme a Voith, é a única fábrica do grupo, na área de hidrogeração de energia, com capacidade para produzir qualquer tipo de turbina hidrelétrica, rotor e gerador, por exemplo, e suas respectivas parte mecânicas e elétricas. Opera uma das maiores fábricas do grupo para a produção de caldeiras de grande porte, uma das mais importantes unidades de produção de barras e polos de geradores e um laboratório de automação para usinas hidrelétricas. A Voith Brasil conta, também, com a maior fundição de ferro fundido nodular e aço inox da América Latina, de acordo com a companhia.

Globalmente, a empresa conta com mais de 43 mil funcionários, um volume de negócios de € 5,7 bilhões e subsidiárias em mais de 50 países.

Divulgação Voith
Divulgação Voith