Voith funda nova divisão


O Grupo Voith está ganhando impulso à medida que aproveita as novas oportunidades de crescimento na área da “Indústria 4.0”. Em reunião realizada no começo do mês, o Comitê de Acionistas aprovou a agenda digital do Conselho Corporativo de Administração. Ela inclui a fundação de uma nova Divisão do Grupo, a Voith Digital Solutions.


Esta nova unidade consolidará todo o conhecimento do Grupo na área de Transformação Digital conhecida como Indústria 4.0. O foco será o desenvolvimento de novos modelos de negócios digitais para setores já existentes e também totalmente novos, que ainda não estão sendo atendidos. Dr. Roland Münch, que foi CEO da Voith Hydro até este momento, agora se tornará CEO dessa nova Divisão do Grupo. O sucessor do Dr. Münch como presidente da divisão de Hidreletricidade será Uwe Wehnhardt.


O know-how em automação, software, TI, digitalização e tecnologia de sensores que é atualmente suprido pelas Divisões Voith Hydro, Voith Paper e Voith Turbo, será consolidado e refinado na nova Divisão.


Além disso, todas as iniciativas de capital de risco e de empresas emergentes na área digital serão transferidas para a Voith Digital Solutions. Em sua criação, terá aproximadamente 600 colaboradores e cerca de € 250 milhões provenientes de negócios existentes. As ações para atender o mercado estão programadas para serem iniciadas em 1º de abril de 2016. “Com a Voith Digital Solutions, estamos consolidando as nossas capacidades na área de Indústria 4.0, e assim estamos dando um passo crucial para alcançarmos o nosso objetivo: estamos sistematicamente desenvolvendo a Voith para torná-la uma empresa que terá um papel decisivo na definição da transformação digital em nossos setores e mercados”, afirma o presidente da Voith, Dr. Hubert Lienhard.


“A Voith já fornece produtos e serviços digitais aos seus clientes”, prossegue Lienhard, “com o objetivo de organizar os processos de controle e de automação com maior eficiência. Agora, essas capacidades serão unificadas em uma nova Divisão do Grupo. Nós ampliaremos esses serviços em grande escala. Com a ajuda dessa nova estrutura, também estaremos bem posicionados para fornecermos soluções de sistemas completamente novos para nossos clientes na área de Engenharia Mecânica e de Plantas”.


A fundação da Voith Digital Solutions é o próximo passo na agenda digital da Voith, que foi desenvolvida como parte do programa de sucesso para todo o grupo, o Voith 150+. O Grupo já definiu o curso para a transformação digital, conhecida como Indústria 4.0, em seu último ano fiscal, quando tomou as decisões de adquirir uma participação na fabricante de robôs Kuka, bem como com a decisão de vender a Divisão Voith Industrial Services.


Outros pontos cruciais da agenda incluem as atividades de capital de risco em software, plataformas, ciberfísica e Indústria 4.0, que poderiam ser posteriormente integradas à nova unidade de negócios no médio prazo.


“Nós detemos um know-how industrial único no mundo em muitos de nossos mercados e o usaremos ao máximo para oferecer novas oportunidades digitais para os nossos clientes. A correta aplicação e avaliação desse conhecimento aliado a modelos de negócios adequados na área de Ciberfísica abrigam enorme potencial de crescimento, e nós abordaremos isso especificamente com a Voith Digital Solutions afirma o Dr. Roland Münch, CEO designado do Conselho de Administração da nova Divisão do Grupo. “Com a esta novidade, buscamos alcançar o crescimento tanto com clientes existentes como com novos clientes em novos mercados,” acrescenta o Dr. Münch.

Divulgação Voith
Divulgação Voith