Voith Hydro se destaca na América Latina


No final de maio, foi inaugurada a Usina Hidrelétrica de Palo Viejo, na província de Quiche, na Guatemala. Com capacidade para produzir 370 milhões de quilowatts-hora (kWh) por ano, a Palo Viejo soma-se a vários empreendimentos na América Latina que utilizam turbinas e outros equipamentos da Voith Hydro.



“Para citar algumas inaugurações nos últimos anos temos: El Platanal, no Peru; Serra do Facão, Salto Pilão e Baguari, no Brasil; Mazar, no Equador; Confluência, no Chile; Xacbal, que, como Palo Viejo, também é na Guatemala; e Palomino, na República Dominicana. Além disso, estamos fornecendo equipamentos para as usinas no Rio Madeira, Belo Monte, Teles Pires e Ferreira Gomes, no Brasil, Amoya, na Colômbia, e Angamarca, no Equador”, ressalta Osvaldo San Martin, presidente & CEO da Voith Hydro.



A empresa é uma joint-venture da Voith com a Siemens na divisão mecânica e elétrica para o fornecimento de turbinas e geradores de energia elétrica. “É interessante que muitos dos nossos clientes acabam nos identificando apenas como fabricante de turbinas, já que somos sinônimos de tecnologia para este produto. A linha de geradores adquiridas em 2000 com a joint-venture fez com que a Voith Hydro, a partir deste momento, começasse a se preocupar com o empreendimento hidrelétrico como um todo. Além de turbinas, geradores e automação, produtos como auxiliares mecânicos, elétricos e hidromecânicos são fornecidos pela Voith, bem como serviços de engenharia de integração, montagem, operação e manutenção, modernização e pequenos reparos”, afirma San Martin.



De acordo com o CEO, metade da energia elétrica gerada na América Latina passa por equipamentos Voith: “Acreditamos que um dos grandes diferenciais que a empresa tem na região é a sua independência tecnológica e operacional. A pesquisa e desenvolvimento de nossos geradores e equipamentos de automação são feitos em nossos laboratórios aqui no Brasil. O projeto técnico, conceitual e executivo das usinas, a produção e serviços em hidrogeração, tudo isto usa tecnologia alemã aplicada às necessidades latino-americanas com mão de obra local”.



No Brasil, segundo San Martin, a maioria dos grandes empreendimentos hidrelétricos utiliza equipamentos fabricados pela companhia. “Estreito, Santo Antônio, Jirau, Teles Pires e Belo Monte, mencionando os que aconteceram nos últimos cinco anos, possuem equipamentos e soluções Voith. E não estamos falando apenas de turbinas. Todos os geradores de Teles Pires, por exemplo, serão equipamentos Voith. Olhando um pouco mais para o passado, Itaipu é um marco na história comum do Brasil e da Voith, e, além disto, participamos de vários projetos impactantes no desenvolvimento do País como Xingo, Paulo Afonso IV, Itumbiara, Ilha Solteira, Segredo, Emborcação, Itaparica e Lajeado, dentre outros”, completa o executivo.



A Voith Hydro conta, atualmente, com cerca de 5.200 colaboradores, e teve um volume de vendas de quase € 1,2 bilhão no ano fiscal de 2009/2010.

Voith press image
Voith press image