Volkswagen amplia tratamento de efluente industrial


A Volkswagen do Brasil está modernizando suas instalações na fábrica de São Carlos, interior de São Paulo. Segundo nota divulgada nesta quarta-feira (28), a empresa investiu R$ 500 mil em uma nova estação de tratamento de efluente industrial, equipada com um sistema mais eficiente e sustentável.



A nova instalação, que está localizada em um espaço de 100 m², tem capacidade de recebimento de efluente industrial bruto de 30 m³ e capacidade de tratamento de 5m³/hora. Sendo assim, é 50% menor do que a antiga instalação, mas tem o dobro da capacidade de tratamento, devido a nova tecnologia empregada.



Ao contrário do sistema de tratamento usual, que utiliza produtos para separar os resíduos da água, concentrando-os na parte de baixo do tanque, no novo sistema, este processo é feito por flotação. Na prática, isso significa que os resíduos permanecem na parte superior do tanque, ao invés de serem enviados ao fundo, necessitando de menor quantidade de produtos.



Ainda, o óleo separado no tratamento do efluente industrial passa por um processo de desidratação, para então ser reaproveitado por uma empresa cimenteira na produção de energia. Por mês esse processo gera, em média, oito mil quilos do produto.



"Agregamos melhorias significativas ao processo de tratamento, com ganhos em capacidade, facilidades operacionais e redução nos riscos com manuseios de produtos químicos", comentou Márcio Lima, supervisor de Engenharia de Manufatura – Planejamento Ambiental da Volkswagen do Brasil.



Lima lembrou ainda que tais avanços resultaram na redução de 40% nos custos operacionais, atingindo ganhos ambientais e redução nos custos financeiros. "Esse é um exemplo de que o cuidado com o meio ambiente também deve ser tratado como oportunidade no negócio e não simplesmente custos", completou.



Iniciativas relacionadas ao uso eficiente e tratamento de efluentes também estão presentes nas demais unidades da Volkswagen no Brasil.



Ações Ambientais em São Carlos



Dentre outras iniciativas ambientais realizadas na unidade, se destaca a Central de Compostagem, que rendeu à fábrica de São Carlos o 1º prêmio AutoData em Responsabilidade Ambiental no ano de 2007, ainda em fase piloto.



Na Central, que começou a funcionar efetivamente em 2009, são tratados parte dos resíduos orgânicos, gerados no restaurante da fábrica, com a finalidade de transformá-lo em adubo para utilização na área verde da própria unidade.



Além desse trabalho, há projetos realizados em parceria com o Parque Ecológico "Dr. Antonio Teixeira Vianna", em São Carlos, como o investimento de R$ 145 mil nas reformas dos recintos de diferentes espécies de pássaros.

Divulgação
Divulgação