A Volkswagen está desenvolvendo jogos virtuais que funcionam como ferramentas para estimular a interação dos seus consumidores com a marca e treinar funcionários da sua rede de concessionárias em todo o Brasil. O objetivo da empresa é aproveitar a receptividade que as pessoas têm com relação às ações criativas e divertidas e investir em jogos inovadores.
"Quando decidimos criar um game, vários itens são levados em consideração durante seu desenvolvimento, tais como: divulgar e explorar os atributos dos modelos da marca, conscientizar os clientes da importância de fazer a manutenção preventiva do veículo e de respeitar as leis de trânsito, fortalecer conceitos como tecnologia e inovação, entre outros", disse Artur Martins, gerente executivo de Marketing e Comunicação da Volkswagen do Brasil.
Um dos jogos desenvolvido pela Volkswagen é o Missão SpaceCross. Neste jogo, que é usado no treinamento de profissionais das concessionárias, o usuário assume o papel de "Agente Especial Volkswagen" e fica responsável pelo lançamento do Space Cross no mercado. Além de oferecer ação, mistério, aventura e muita informação sobre o público alvo do modelo e suas principais características, o jogo também envolve o participante em um roteiro que vai do sul ao norte do Brasil, encarando quebra-cabeças, jogos de habilidade e conhecimento.
"O jogo foi uma aposta bem-sucedida para inovar nosso treinamento, tanto em termos de navegação e interação, quanto no desenvolvimento e apresentação do conteúdo. A experiência se mostrou muito eficiente e agradou os usuários, contribuindo para a absorção do conteúdo do curso", disse Leonardo Tosello, gerente da Academia Volkswagen, área responsável pelos treinamentos das mais de 600 concessionárias da marca no País. Até o momento, a jogo já contou com a participação de mais de 4.500 profissionais.
A Volkswagen do Brasil vem investindo em games desde 2004. O jogo de cartas Super Trunfo on-line, seu primeiro game, foi desenvolvido para a plataforma Messenger na América Latina, como uma ferramenta de branding da marca. O jogo alcançou a média de 1 milhão de partidas por mês, recebendo o prêmio mundial da Microsoft como uma das melhores ações de comunicação feitas por meio do programa, além dos prêmios MMonline, Abanet e Aberje.
Para conhecer os jogos da Volkswagen, acesse a sessão "Games" no site da empresa www.volkswagen.com.br.
Aplicativos para IPad
Além dos games, outra inovação do grupo é o uso de aplicativos para iPad em campanhas publicitárias da marca. Para a campanha do SpaceCross, por exemplo, foi desenvolvido um livro interativo, com animações em 3D, que conta a história da famosa lenda do folclore brasileiro – 'A lenda do Saci'.
O conto é narrado por João Gordo, apresentador e vocalista da banda de rock "Ratos de Porão", e acompanhado por uma trilha de rock misturada a ritmos brasileiros. No final, o usuário pode conhecer todos os detalhes do modelo.
Outros modelos que tiveram ações interativas para iPad foram o SpaceFox e o Tiguan.