Volkswagen atinge marco histórico de produção no Brasil


A Volkswagen do Brasil celebrou um marco histórico nesta quinta-feira (10), com a fabricação de 20 milhões de veículos no País. O recorde está representado por um carro modelo Saveiro Cross, fabricado na primeira unidade da marca fora da Alemanha, a fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), inaugurada em 1959.



"Nessas quase seis décadas de atividades no Brasil e 20 milhões de veículos, nos orgulhamos de atingir uma marca inédita no mercado, reforçando nosso compromisso com o País e com os nossos clientes", afirmou o presidente da subsidiária brasileira, Thomas Schmall.



Os veículos produzidos no País também têm presença maciça no exterior. Desde 1970, cerca de 3 milhões de unidades foram exportadas, fazendo da Volkswagen a atual líder nas exportações do setor brasileiro, sendo que seu principal mercado é a América Latina.



Segundo a empresa, são produzidas diariamente 3.500 unidades nas quatro fábricas nacionais – três de automóveis e comerciais leves e uma exclusivamente para produção de motores. A cada 25 segundos sai um novo Volkswagen das linhas de produção.



Em 2011, a Volkswagen do Brasil também comemorou a melhor produção de todos os tempos, totalizando 828.444 unidades dos modelos para o mercado nacional e para exportação.



A marca atingiu o primeiro milhão de veículos produzidos em julho de 1970, e, em março de 1972, o Fusca alcançava o número histórico de um milhão de unidades vendidas no País.



Evolução da produção



A evolução no processo produtivo do 1º ao 20.000.000º carro fabricado no Brasil tem sido constante e acompanha cada lançamento da marca no mercado.



"Os próximos 20 milhões continuarão sendo fabricados em nossas fábricas com tecnologia de ponta e o rigor da qualidade Volkswagen, mas principalmente em um processo produtivo cada vez mais pautado e alinhado com os conceitos de sustentabilidade, pela otimização dos recursos e pela preservação e respeito ao meio ambiente. Assim, nos tornamos cada vez mais competitivos", afirmou o diretor de planejamento de Operações, Celso Placeres.



Os investimentos nas linhas de produção da Volkswagen do Brasil trouxeram um aumento da ordem de 30% na produtividade. Nos últimos quatro anos, o consumo de energia elétrica por veículo produzido foi reduzido em 26%, principalmente pelo emprego de novas tecnologias e pelo engajamento dos colaboradores. No mesmo período, também foi possível reduzir em 25% o consumo de água por unidade fabricada.

Divulgação / Volkswagen
Divulgação / Volkswagen