Volkswagen compra 90% da Italdesign Giugiaro

O grupo Volkswagen anunciou a compra de uma participação majoritária da Italdesign Giugiaro (IDG), estúdio de design de automóveis. O negócio inclui a própria marca e as respectivas patentes. As ações representativas de 90,1% do capital da IDG serão adquiridas por meio da Lamborghini Holding, subsidiária italiana da Audi, e os títulos restantes permanecerão na posse da família Giugiaro.


“Com esta aquisição, nós estamos presentes em uma das mais renomadas e desenvolvidas empresas de design, que tem uma rica tradição na indústria automobilística”, comentou o presidente do conselho administrativo da Volkswagen, Martin Winterkorn, durante o anúncio, na Itália.


A parceria entre a Volkswagen e a IDG é antiga. Giorgetto Giugiaro, um dos fundadores da empresa italiana, foi o criador do primeiro Golf, que lançou as bases para o design da marca alemã nos anos 70. Nas décadas seguintes, a IDG desenvolveu também os conceitos de modelos como o Passat, Scirocco e Audi 80.


Italdesign Giugiaro


A IDG foi fundada em 1968, por Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani, pioneiros do design de automóvel moderno na Itália. A empresa também é conhecida como um centro de desenvolvimento mundial, com vendas globais superiores a € 100 milhões e cerca de 800 colaboradores.

SXC
SXC