A Volkswagen do Brasil anunciou na semana passada (5) os três vencedores da 16ª edição do concurso “Talento Design”, voltado a estudantes de Design. O tema deste ano, Carry Me, propôs o desenvolvimento de um meio de transporte que pudesse ser carregado pelo usuário.
Em primeiro lugar ficou o estudante Danilo Makio Saito, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUUSP (São Paulo – SP), com o Projeto Go – 2 Concept. O segundo colocado foi João Paulo Caetano, da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG) com o Projeto Hull&car. Em terceiro, ficou Arthur Menezes, também da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUUSP (São Paulo – SP), com o Projeto V-Board.
“O Talento Volkswagen Design não é somente uma oportunidade que a empresa dá aos jovens universitários, mas também a possibilidade de gerar uma troca de experiências entre eles e a companhia. Eles trazem dinamismo, criatividade e jovialidade para a Volkswagen”, afirma o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone.
Os vencedores terão oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo, vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca. O estágio é remunerado.
Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Volkswagen Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa.
Carry Me
A proposta deste ano do Volkswagen Talento Design foi o desenvolvimento de uma forma de transporte que também pudesse ser carregada – uma bicicleta ou scooter dobrável a um skate ou patinete motorizados – sem se limitar a esses conceitos. A condição básica era que o veículo fosse carregável, podendo ter qualquer tipo de sistema de propulsão (conceitual ou viável).
Revelando talentos
Realizado desde 1998, o Talento Volkswagen Design é um processo seletivo inovador. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da empresa. Nas fases seguintes, são realizadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final com defesa perante banca.
Entre os profissionais relevados no Talento Design está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do up!, por exemplo.