Desde 1º de janeiro, os espelhos instalados em automóveis e utilitários produzidos no Brasil têm que seguir uma nova norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Inspirada nas medidas de segurança vigentes na Europa, a resolução prevê ampliação no campo de visão em largura e altura, aumentando a segurança do motorista nas ultrapassagens,mudanças de faixa e ao sair e entrar de vagas de estacionamento.
De acordo com a legislação, a partir de agora o condutor deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás de seus pontos oculares.
A Volkswagen anunciou que as mudanças especificadas pela nova regra já estão sendo atendidas pela montadora desde 2011. Os modelos que necessitavam de atualização, Gol G4, Novo Gol, Golf e Kombi adquiriram os novos retrovisores em dezembro passado e estão prontos para serem comercializados.
"As modificações adotadas levaram à realização de 90 testes de medição do campo de retrovisão, além de 80 testes de impacto. Uma preocupação dos técnicos e engenheiros foi conseguir ampliar o ângulo de reflexão com o mínimo de distorção das imagens, uma tarefa bastante complicada", explica Antônio Carnielli, gerente-executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil.
Segundo a Volkswagen, dezenas de técnicos e engenheiros da companhia e seus fornecedores realizaram uma série de testes durante 2 anos para concretizar as modificações sem afetar a aerodinâmica dos veículos.
Como um retrovisor muito grande pode comprometer o design dos automóveis, a solução técnica encontrada pela companhia foi a adoção de lentes convexas, capazes de ampliar a visão sem a necessidade de aumentar muito o tamanho do espelho.