Volkswagen no Paraná completa 15 anos

A unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), completará neste sábado (18) 15 anos. Desde a sua inauguração, em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial produziu quase 2,3 milhões de veículos para os mercados interno e externo.

Com os investimentos de R$ 520 milhões anunciados pelo Grupo Volkswagen, no ano passado, para a produção nacional do Novo Golf na unidade paranaense, a fábrica receberá a nova estratégia Modular (MQB) da montadora alemã no País, que proporcionará mais flexibilidade à produção. Assim, a fábrica de São José dos Pinhais será a primeira unidade da marca no Brasil a produzir seus veículos com o mais avançado conceito de produção do Grupo Volkswagen.

Modificações foram iniciadas nas áreas produtivas da fábrica para a produção do Novo Golf. O processo produtivo do modelo segue o conceito “Think Blue. Factory.”, que já é utilizado pela unidade paranaense e estabelece uma meta para que todas as fábricas da Volkswagen, no mundo, melhorem em 25% seus indicadores ambientais até 2018, em relação a 2010. O processo de Armação do Novo Golf vai gerar economia de aproximadamente 30% no consumo de energia elétrica, através do uso de nova geração de robôs e de pinças de média-frequência.

“A fábrica de São José dos Pinhais e seus colaboradores têm grandes motivos para comemorar este aniversário. Não apenas pelas conquistas dos últimos 15 anos, mas também pelo novo ciclo virtuoso de investimentos e expansão que estamos iniciando. Cada vez mais, queremos ser referência em qualidade, sustentabilidade e inovação na produção de veículos”, afirmou o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Volker Germann.

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil