Volkswagen recebe R$ 342 milhões do BNDES

A Volkswagen (VW) planeja desenvolver novos modelos e aprimorar tecnologias existentes em outros países para o mercado brasileiro. Para tanto, a montadora de origem alemã vai contar com um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 342 milhões.

Os recursos serão destinados ao desenvolvimento de um veículo subcompacto, incluindo a nacionalização de suas peças, e de um sedã médio. A companhia também investirá na modernização de outros modelos produzidos no Brasil, com alterações estéticas na frente e na traseira, além de acabamento interno e novos motores, alinhados com o que será oferecido na Europa. Ainda, aplicarão recursos no aprimoramento da engenharia e do design dos veículos, e em diferenciais que atendam às preferências do consumidor brasileiro.

De acordo com a instituição financeira, o lançamento de novos modelos no Brasil é coerente com a atual conjuntura automotiva mundial, uma vez que a maturação do mercado nos países desenvolvidos levou as montadoras a buscarem novos mercados com potencial de crescimento.

Projetos Sociais

O financiamento do BNDES à montadora também inclui investimento em dois projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Volkswagen.

O primeiro projeto beneficiado será o "Costurando o Futuro", cujo objetivo é capacitar tecnicamente moradores de baixa renda, residentes nas proximidades das fábricas da VW. Nas oficinas de costura e confecção instituídas pela montadora, os participantes confeccionam bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes de colaboradores que seriam descartados. Atualmente, o projeto é realizado em São Bernardo do Campo (SP) e, com a verba do BNDES, será ampliado para a fábrica de São José dos Pinhais (PR).

O financiamento também será usado para a ampliação do projeto "Aceleração da Aprendizagem", que já é realizado em Resende (RJ) e em outros municípios do Estado, e chegará ao Espírito Santo. O objetivo do programa é trabalhar individualmente os problemas de aprendizagem de alunos multirrepetentes e em distorção idade-série, ampliando assim suas habilidades e competências escolares e consiste na formação continuada de professores, equipe técnica da secretaria municipal de educação e de gestores de escolas.

Volkswagen
Volkswagen