A Volkswagen do Brasil divulga que, por meio de grandes e pequenas iniciativas, tem reduzido o consumo de água para a produção de seus veículos, como parte da meta mundial “Think Blue. Factory”, que visa a redução de 25% no consumo de energia e água e na geração de resíduos, CO² e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen.
Utilizando como referência a meta do “Think Blue. Factory”, que considera os indicadores desde 2010, a empresa reduziu em 13,6% a utilização do insumo. “Trabalhamos em três frentes com relação à água: no reaproveitamento, na captação e no investimento em novas tecnologias que reduzam o consumo do recurso. O grande desafio está nesse terceiro ponto, que é reduzir de fato o volume de água necessário para a produção de nossos veículos. Para isso, estamos trazendo processos e equipamentos cada vez mais eficientes, que aumentam também a qualidade e velocidade de fabricação dos nossos veículos”, informa Celso Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil.
De acordo com a montadora, um dos exemplos de iniciativas que geraram maior eficiência e redução do uso de água é a Nova Pintura da fábrica de Taubaté (SP), onde é produzido o up!. Fruto de um investimento de R$ 427,8 milhões, as inovações na linha permitem reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional. A economia de água é realizada por meio de uma tecnologia que promove a limpeza dos resíduos de tinta através de um processo eletrostático a seco, que é dez vezes mais eficiente que os sistemas convencionais que usam água. Nesse processo específico, a redução no uso de água chega a 85% em relação às tecnologias usuais.
Outro exemplo destacado pela companhia é a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP), que conquistou nos últimos doze meses avanços significativos em preservação dos recursos naturais e consumo consciente. Para a produção da nova geração de motores em alumínio que equipam o up!, Fox BlueMotion e as linhas 2015 da Saveiro Cross e Gol Rallye, foram implementadas novas linhas de usinagem, processo responsável pela transformação da peça bruta em peça acabada. Eessas linhas contam com o sistema MQL (Mínima Quantidade de Líquido), em que a necessidade de emulsão oleosa (formada por água e óleo refrigerante), típica dos processos de usinagem, foi drasticamente reduzida. Esse sistema utiliza em média 50 ml por hora de emulsão oleosa por máquina, o que reduz em oitenta vezes o seu consumo na etapa de usinagem, quando comparado ao sistema usual.
A fábrica de motores também implementou diversos projetos para redução do consumo de água sob a coordenação de um comitê interno composto por executivos e empregados de todas as áreas da unidade. A iniciativa que proporcionou maior economia de água consistiu na troca de mais de duzentas torneiras convencionais por torneiras automáticas, entre outras melhorias implementadas nos sanitários da fábrica. A ação gerou uma economia de 2,9 milhões de litros de água por ano.