A Volkswagen do Brasil anunciou que acaba de investir R$ 250 milhões (€ 94 milhões) – sendo R$ 198 milhões para equipamentos e R$ 52 milhões para infraestrutura – na construção de uma área de Armação exclusiva para a Nova Saveiro, nas versões cabine simples e estendida. A nova linha, onde são montadas e soldadas as carrocerias, já está em operação na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
De acordo com a montadora, a Armação da Nova Saveiro é a mais avançada da Volkswagen do Brasil, com o mesmo nível tecnológico da linha onde é produzido o Golf VII, em Wolfsburg, na Alemanha. Além dos ganhos em qualidade do produto, em capacidade e velocidade de produção, a nova Armação tem aspectos sustentáveis, com economia de energia e ar-comprimido.
A linha permite ampliar em 25% a capacidade de produção da Saveiro, aumentando das 360 unidades da picape produzidas diariamente – quando a Saveiro era montada na linha do Gol –, para 450 unidades por dia. A Saveiro é produzida exclusivamente na fábrica de São Bernardo do Campo.
“A Armação da Nova Saveiro reforça a globalização tecnológica da Volkswagen do Brasil, não só em seus produtos, mas também em todo seu processo produtivo. Com essa nova Armação, construída com a mais alta tecnologia global e princípios sustentáveis, a unidade Anchieta se equipara às linhas mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo”, afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Inovações tecnológicas
Segundo a companhia, a Armação da Nova Saveiro oferece diversas inovações tecnológicas inéditas no Brasil. Localizada em um prédio de 22 mil m², sendo 14 mil m² de área ocupada por equipamentos, a área conta com 182 robôs. Desses, 151 pertencem à mais nova geração disponível no mundo, com aumento considerável de performance: esses robôs são 10% mais rápidos e 15% mais leves do que os da geração anterior. As pinças de solda automáticas e de média frequência garantem total segurança e precisão para os pontos de solda, favorecendo a qualidade e a eficiência.
A montadora ressalta também que a linha conta com um equipamento altamente inovador: a primeira geração mundial do “Konzern Framer UB1”, onde é feita a geometria da plataforma do veículo (assoalhos dianteiro e traseiro e longarinas dianteiras). Inédito no Brasil, o “Konzern Framer UB1” para plataformas está sendo implementado simultaneamente pelas fábricas mais avançadas do Grupo Volkswagen. “O equipamento oferece flexibilidade para o processo de montagem, pois permite que diferentes modelos possam ser armados na mesma linha, com total garantia de qualidade e eficiência”, explica o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.