Inaugurada em 1996, a fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos acaba de produzir seu motor de número 8.500.000. O propulsor em questão é, justamente, o mais novo integrante da marca no País: o motor 1.6l de quatro cilindros e 16 válvulas que equipa os modelos Gol Rallye e Saveiro Cross da linha 2015. Esse motor faz parte da mesma família de motores 1.0l que equipa outro recente lançamento da Volkswagen, o up!.
Para produzir a nova geração de motores 1.0l e 1.6l, a fábrica de São Carlos ganhou um novo prédio produtivo em 2013, fruto de investimento de R$ 335 milhões. Em uma área total de 28,9 mil m², o novo prédio e processo produtivo contam com moderna tecnologia e foco em qualidade e sustentabilidade, que proporcionam maior eficiência na produção, reduções no consumo de recursos naturais e maior eficiência na reciclagem de resíduos, de acordo com informações da Volkswagen.
“A implementação desse projeto em São Carlos possibilitou produzir o motor mais tecnológico que temos hoje no mercado. O prédio apresenta grande destaque no que diz respeito a sustentabilidade, visando a redução de impacto ambiental, desde sua estrutura até seus processos produtivos”, disse Celso Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil.
O espaço é composto por um prédio produtivo com uma linha de usinagem de blocos, uma linha de usinagem e montagem de cabeçotes e uma linha de montagem de motores. O transporte dos motores para as demais unidades da Volkswagen do Brasil é otimizado com a utilização de “rodotrens”, caminhões com duas carretas, que permite o aumento da capacidade de transporte em mais de 60%, reduzindo o impacto ambiental com a emissão de poluentes em mais de 43%.
“Com o lançamento do motor 1.6l de quatro cilindros e 16 válvulas, São Carlos torna-se ainda mais estratégica para as operações da Volkswagen na América Latina, aliando tecnologias modernas com ganho em produtividade. Demos início a uma nova fase para a fábrica de São Carlos e para a Volkswagen do Brasil, rumo a mais uma história de sucesso no mercado brasileiro”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da unidade de São Carlos.