WACKER reforça presença na América Latina


A WACKER, companhia química alemã com sede em Munique, anunciou, nesta quarta-feira (7), a ampliação de seu centro técnico em São Paulo e a criação de um novo na Cidade do México. “Com estes investimentos, a empresa continuará atendendo as necessidades dos seus clientes nos mercados emergentes e aumentará a sua competência local nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e tecnologias de aplicação”, informa o comunicado à imprensa. De acordo com o texto, os investimentos, no total de €1,2 milhão, devem ser concluídos no 1º trimestre de 2013.



“As Américas do Sul e Central são mercados emergentes importantes para a WACKER. Nosso faturamento cresceu em média 15 % ao ano nestas regiões nos últimos cinco anos”, explica o presidente do grupo, Rudolf Staudigl. “A procura cada vez maior por soluções tecnológicas de alta qualidade indica que estas taxas devem continuar nos próximos anos para os nossos negócios de silicones e polímeros. Acompanhamos esta demanda crescente dos nossos clientes com a ampliação da nossa oferta de serviços locais”, completa.



No Brasil, a empresa está ampliando o seu Centro Técnico em Jandira (SP), que atende clientes desde 2003. O foco da expansão, segundo o grupo, são os laboratórios para polímeros dispersíveis em pó, usados, por exemplo, em argamassas secas tipo “dry mix” para aplicações em concreto, adesivos para pisos e azulejos ou argamassas de vedação mineral. A área disponível para ensaios e testes de ligantes poliméricos será mais do que triplicada com a ampliação do Centro Técnico, e a companhia destaca que, além disso, será montado um novo laboratório de treinamento, a WACKER ACADEMY, onde os participantes dos cursos poderão fazer toda gama de exercícios práticos.



Na Cidade do México, os ligantes poliméricos também são prioridades do novo Centro Técnico, que a WACKER está construindo na região sudoste da capital. Segundo o grupo, o forte crescimento da economia regional, sobretudo da indústria da construção civil e tintas, está por trás deste investimento. Uma área com mais de 800 m² abrigará os novos escritórios da subsidiária de vendas local, a Wacker Mexicana S.A., bem como laboratórios de pesquisa e desenvolvimento para polímeros dispersíveis em pó e copolímeros de acetato de vinila/etileno (VAE). Estes ligantes podem ser aplicados nas indústrias de tintas, revestimentos, adesivos e construção civil.



O Centro Técnico do México suportará clientes do México, Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Caribe, Columbia, Equador, Peru, Venezuela e Bolívia. O Centro Técnico no Brasil continuará funcionando como plataforma sul-americana para os clientes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. De acordo com informações da empresa, atualmente a WACKER já é um dos quatro maiores fornecedores de silicone nas Américas do Sul e Central e um dos principais fabricantes de polímeros dispersíveis em pó e dispersões de VAE na região.



WACKER na América Latina



A companhia abriu seu escritório de vendas em 1972 no México, e em 1975, a subsidiária Wacker Mexicana S.A. foi fundada na Cidade do México. Para atender a crescente demanda de vendas na América do Sul, o grupo WACKER criou a Wacker Química do Brasil Ltda. em 1977 – uma subsidiária do grupo localizada em Jandira (SP). Atualmente, além das áreas de vendas e marketing, o local possui sua própria unidade de produção onde são fabricados fluidos de silicone, emulsões, resinas, antiespumantes, borrachas e produtos de cuidados pessoais, assim como compostos poliméricos para a construção civil. No ano de 2003, a WACKER inaugurou um CentroTécnico para aplicações de silicone em Jandira, o qual foi ampliado em 2005 para abrigar um laboratório de polímeros dispersíveis em pó. Em 2010, a WACKER estabeleceu a criação do seu centro internacional de treinamento e formação continuada – a WACKER ACADEMY – no Centro Técnico em Jandira.

Wacker Chemie AG
Wacker Chemie AG