ZF confirma fábrica em Santa Catarina

indústria automotiva do mundo, anunciou a instalação de uma unidade em Lages, Santa Catarina. O negócio foi confirmado nesta segunda-feira (16) durante a visita de uma comitiva catarinense à Alemanha.


A fábrica deve ser instalada até 2013 e terá um faturamento estimado em R$ 100 milhões. A expectativa é de que 500 empregos diretos sejam gerados. A produção será focada em transmissões e caixas de câmbio para ônibus e caminhões.


O novo investimento no País é resultado de uma estratégia de valorização dos mercados emergentes. No ano passado, os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) foram os principais responsáveis por um desempenho financeiro recorde. A companhia registrou um crescimento de 38% no faturamento, alcançando € 12,9 bilhões. A ZF possui 122 unidades em 26 países e, no Brasil, conta com quatro outras indústrias – três em São Paulo e uma em Belo Horizonte.


 A comitiva catarinense, liderada pelo governador Raimundo Colombo, foi recebida na Alemanha pelo presidente da ZF na América do Sul, Wilson Brício, que mostrou a linha de produção e toda a estrutura que deve ser montada em Lages. A escolha do Estado para a instalação da nova unidade de produção, segundo Brício, se deve à localização e proximidade com o Mercosul, além da “questão cultural e humana” e das parcerias com universidades e com o governo.


A empresa alemã já havia assinado, em 2009, um protocolo de intenções em investir em Santa Catarina.

Divulgação/ZF
Divulgação/ZF