A ZF TRW, divisão de segurança ativa e passiva da ZF AG, está comemorando um marco na indústria automobilística: a produção de um bilhão de freios a disco dentro da família do projeto Colette.
“Esta é uma conquista incrível para o nosso negócio do segmento de freios. Nenhum outro projeto de freio a disco alcançou tal aceitação nas estradas mundiais. Hoje podemos afirmar que tais produtos são reconhecidos como o método mais eficiente de parar veículos leves”, diz Manfred Meyer, vice-presidente da engenharia global de freio da ZF TRW.
“Nunca paramos de inovar ou aperfeiçoar nossos produtos”, acrescenta Meyer. “Pelo fato dos veículos exigirem cada vez mais requisitos para redução da emissão de CO2, segurança, eletrificação e sofisticação, a ZF TRW continua a buscar novas abordagens de eficiência e desempenho”, finaliza.
Segundo a empresa, a apresentação do primeiro freio de estacionamento de acionamento com motor aconteceu em 2001 e significou um passo importante para o futuro de alguns sistemas, como o freio a fio e as oportunidades de integração necessárias para fornecer suporte aos sistemas de segurança mais avançados. A ZF TRW já produziu mais de 65 milhões de unidades da tecnologia.
A economia de combustível tem sido outro fator-chave no desenvolvimento de sistemas de freios a disco a partir de materiais leves. Atualmente muitas pinças são produzidas em alumínio na busca de sistemas de “zero torque residual” (zero drag), que produzem o mínimo de atrito entre a pinça e o rotor durante o serviço de não frenagem.
“O sistema de frenagem avançada da ZF TRW será um dos principais fatores da condução autônoma e, em conjunto com seu portfólio mais amplo e sua especialização na integração de sistemas, a empresa está idealmente posicionada na condução do avanço desta grande tendência”, conclui Meyer.
Foto: Divulgação ZF