Etanol na pauta do encontro entre UE e Mercosul

O fim da tarifa de importação do etanol brasileiro por países europeus está na pauta da reunião entre o Mercosul e a União Europeia (UE), marcada para março em Bruxelas, na Bélgica. De acordo a Agência Brasil, a informação foi confirmada pelo representante da UE no Brasil, o embaixador João José Soares Pacheco.


Para cumprir a meta de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, os combustíveis utilizados em automóveis no bloco europeu devem ter pelo menos 10% de fontes renováveis, como o etanol e o biodiesel, até 2020. Segundo Pacheco, a UE terá de importar “combustíveis verdes” para atingir esse objetivo. “Não conseguimos competir com o etanol produzido a partir de cana-de-açúcar no Brasil. Nem nós nem os norte-americanos, isso é muito claro. Portanto, vamos precisar importar”, afirmou.


Panorama


Há mais de uma década, os dois blocos buscam um acordo bilateral para a área comercial. Em 2004, por total falta de consenso, as negociações foram interrompidas e, depois, foram retomadas em 2008. No entanto, as rodadas do ano passado não tiveram resultado, com novas exigências por parte dos europeus, e o impasse permanece.

– Centro de Produções Técnicas
– Centro de Produções Técnicas