Aproximar empresas e câmaras setoriais da América Latina e da Europa Central e do Leste – este é o objetivo do Latin America meets Central and Eastern Europe, que acontece de 14 a 18 de maio em Viena, na Áustria. A promotora do evento, a Câmara Federal de Economia da Áustria (WKO, na sigla em alemão), espera a presença de cerca de 500 empresários, representantes de entidades setoriais, federações das indústrias e instituições da América Latina e da Europa.
Para os organizadores, o evento é uma oportunidade de aproximação entre dois mercados emergentes: “A América Latina é um mercado de grande potencial para o Leste Europeu e para a Áustria, e vice-versa – os países europeus do Leste ainda são um mercado pouco explorado pelos latino-americanos. Então, nós gostaríamos de aproveitar para aproximar os dois lados, o que será benéfico para ambos”, disse o vice-cônsul Comercial da Áustria no Brasil, Stefan Nemetz, em almoço de divulgação do encontro, hoje (17), em São Paulo.
O evento terá rodadas de negócios e workshops com temas como acesso aos mercados, financiamento de exportações e apoio financeiro a projetos de investimento. A programação também prevê excursões de empresários e representante setoriais para empresas na Áustria e em países do Leste Europeu que integram o encontro.
A WKO vai oferecer uma ajuda de custo que pode chegar a R$ 2 mil para até 25 empresas brasileiras que queiram participar do evento. Os interessados devem buscar mais informações no site www.advantageaustria.org/br.
Relações comerciais Áustria-Brasil
De acordo com o Consulado Comercial da Áustria, estão presentes no Brasil, hoje, cerca de 230 empresas austríacas, que atuam nos mais diversos setores, como produtos de consumo, embalagens, turbinas, joias, e, principalmente, máquinas-ferramenta e máquinas para transformação de plásticos.
Na Áustria, existem de 30 a 40 filiais de empresas brasileiras, especialmente das áreas de infraestrutura, petróleo, bancos e alimentos.
Atualmente, as exportações austríacas para o Brasil somam perto de € 1 bilhão, e a meta do país europeu é dobrar esse valor dentro de cinco anos. Do outro lado, as vendas brasileiras para a Áustria chegam a € 600 milhões, e o Consulado acredita que também há espaço para que elas cresçam nos próximos anos.