Exportação de doces alemães cresce em 2010

Balas, biscoitos e chocolates produzidos na Alemanha continuam a deliciar consumidores em todo o mundo. Prova disso é que nos três primeiros trimestres de 2010, o valor das exportações do setor alcançou € 3,8 bilhões, um aumento de 14,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em volume, as exportações cresceram 12,2%, chegando a 1,23 milhões de toneladas.


Comemorando os resultados, Dietmar Kendziur, presidente da Associação Alemã das Indústrias de Doce – BDSI (Bundesverband der Deutschen Süßwarenindustrie e. V.) declarou que “o crescimento econômico também chegou às exportações dos artigos de confeitaria”.


Segundo estatística da BDSI, o produto mais exportado em 2010 foi o chocolate em suas diversas apresentações, chegando a 314,6 mil toneladas, um crescimento de 11,6% comparado a 2009. Em segundo lugar estão os achocolatados com 231,2 mil toneladas, subindo 26,8%. Nas duas últimas posições no ranking de exportações estão os sorvetes finos e as massas cruas com 140,8 mil e 10,2 mil toneladas respectivamente. Cresceram 7,6% e 9,1 % em relação ao ano anterior.


As expectativas para o fechamento do ano são das mais otimistas. Produtos alemães para a época dos festejos natalinos são apreciadas em todo o mundo. A indústria divulgou que produziu este ano, 147 milhões de “papais-noel” de chocolate em vários tamanhos. Desse total, 108 milhões são destinados ao mercado interno e 39 milhões para a exportação. Em 2009, os doces vendidos na época de Natal, movimentaram € 529 milhões na Alemanha.


Levantamento feito pelo BDSI (Bundesverband der Deutschen Süßwarenindustrie e. V.) indica que o alemão consome, em média, 30,93 kg de doces ao ano. Desse total, 9,18 kg são chocolates; 7,71 kg biscoitos; 5,45 doces; 3,71 kg sorvetes; 2,79 snacks e 2,10 kg achocolatados.

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