Alemanha e Brasil discutem parceria em cooperativismo

Autoridades brasileiras e alemãs dos ministérios da Agricultura de ambos os países se reuniram nesta sexta-feira (18), em Berlim, por ocasião da Semana Verde (Grüne Woche), para discutir o cooperativismo na área agrícola.

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), o encontro faz parte das agendas bilaterais com representantes estrangeiros empreendidas pela pasta durante a feira, a maior do mundo em agricultura, alimentação e horticultura e que acontece até o dia 27, na capital alemã.

De acordo com o Mapa, o secretário de Estado de Agricultura da Alemanha, Robert Klooss, afirmou que o Brasil é uma referência na implantação de sistemas cooperativos, sobretudo no agronegócio. “A Alemanha vê com atenção esse avanço do Brasil no cooperativismo. Queremos trabalhar a possibilidade de parcerias tanto na produção de alimentos quanto na de energia à base de produtos agrícolas”, disse.

Ainda conforme o ministério, Kloss também destacou os avanços nas pesquisas na área agrícola, especialmente as empreendidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a iniciativa desta de propagar as suas tecnologias a países africanos, para que eles desenvolvam a produção de alimentos com maior produtividade e respeito ao meio ambiente. Elogiou ainda a maneira como foi aprovado o novo Código Florestal brasileiro, por meio de acordo e longa discussão com todas as áreas de interesse do setor.

Pelo lado brasileiro, participaram da reunião o vice-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, José Carlos Vaz, e os secretários da pasta Ênio Marques (Defesa Agropecuária) e Célio Porto (Relações Internacionais). Da Alemanha, além do secretário Kloss, estiveram presentes a secretária de Relações Internacionais da Agricultura, Tanja Thiele, e a atual diretora geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Karin Schwabenbauer, que substituiu Bernard Vallat na liderança do órgão.

Semana Verde Internacional de Berlim

A feira é realizada desde 1926 e é o único evento internacional deste tipo especializado em agricultura, alimentação e horticultura. O programa global da feira inclui fóruns, seminários e reuniões sobre as atualidades do setor. Os visitantes são em sua maioria profissionais de todas as áreas da agricultura e silvicultura da Alemanha e países vizinhos. O evento começou oficialmente nesta sexta-feira vai até o dia 27 de janeiro.

Divulgação Grüne Woche/Messe Berlin
Divulgação Grüne Woche/Messe Berlin