APAS 2013 tem estande alemão

Representantes de 14 companhias alemãs do setor alimentício estarão em busca de parcerias no Brasil durante a APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que ocorre de segunda (6) a quinta-feira (9), no Expo Center Norte, na capital paulista. A delegação, organizada pelo Ministério Alemão da Alimentação, Agricultura e Proteção ao Consumidor em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão), vem acompanhada pelo representante do Ministério Alemão, Axel Wildner.

Com estande no espaço internacional da mostra, a delegação conta com produtores de cervejas e vinhos especiais, salsichas, chocolates, queijos finos, cereais, geleias e pães, entre outros produtos premium. “Os brasileiros têm sido cada vez mais conquistados pela tradição e originalidade dos produtos alemães, e os varejistas que buscam diferenciação terão a chance de encontrar grande variedade desses produtos em nosso estande”, diz o diretor da Câmara Brasil-Alemanha e responsável pelo Centro Alemão de Economia Agrária e Alimentícia da entidade, Wilfried Kühnisch.

Três das 14 empresas representadas no estande são especializadas em pães ou produtos de confeitaria. Para quem associa a Alemanha principalmente a salsicha e cerveja, saber que o país tem uma das maiores ofertas de pães do mundo pode surpreender. Em uma padaria alemã, o consumidor encontra pães de centeio, pães claros, o tradicional pão preto (Schwartzbrot), pães de batata, de legumes, de cereais, entre muitos outros. Através dos expositores que vêm à APAS, o visitante brasileiro pode descobrir um pouco desse mundo feito de farinha, água, fermento e os mais variados ingredientes.

Também o queijo, geralmente mais associado à Suíça ou à França, encontra sua casa na Alemanha. Dos amarelos intensos aos brancos, dos suaves aos de sabor acentuado, o país produz cerca de 150 tipos de queijo de Norte a Sul, adaptados às particularidades de cada região. O segmento de leite e derivados, no qual estão incluídos os queijos, é o segundo em participação nas exportações de alimentos alemães, com 16,7% das vendas de €48,4 bilhões da indústria alimentícia do país em 2011 (dados da Federação das Indústrias Alemãs de Alimentos e Bebidas).

Os expositores alemães receberão os empresários brasileiros no estande nos dias 6 a 9 de maio, das 14 horas às 22 horas para trocar ideias degustando produtos germânicos. No dia 8 pela manhã, os empresários europeus visitarão supermercados paulistanos. O Expo Center Norte fica na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, em São Paulo.
 

 

 

CCommons/flickr/yisris
CCommons/flickr/yisris