Produtos de 73 empresas dos setores de biscoitos, café, frutas, produtos orgânicos e étnicos, balas e confeitos, carnes bovina, suína e de frango vão participar do Pavilhão Brasileiro na feira Anuga, que começa neste sábado (5) e vai até a próxima quarta-feira (9) em Colônia, na Alemanha. A participação é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com entidades setoriais.
Em um espaço de 1.500 m², as empresas vão se reunir com compradores de diversos países da Europa e de outros continentes, como Oriente Médio e Ásia. Na área de convivência, chamada de Boteco Brasil, serão realizadas ações de apresentação e degustação de produtos, além de uma programação cultural e os Brazilian Talks, palestras rápidas com informações sobre alguns dos setores participantes.
Realizada a cada dois anos, Anuga é o principal evento mundial do setor de alimentos e bebidas, juntamente com a feira SIAL, também organizada a cada dois anos na França. A expectativa dos organizadores é receber este ano 155 mil visitantes vindos de 180 países.
A feira de Colônia será a estreia do projeto Seleção Brasileira de Alimentos, uma linha de 13 alimentos e bebidas feitos com ingredientes brasileiros especialmente para o mercado externo, desenvolvida pela agência de food design Enivrance com apoio da Apex-Brasil.
“Para nós é estratégico começarmos a divulgação internacional da Seleção Brasileira de Alimentos na Alemanha, um país reconhecido pelos projetos de vanguarda em sua indústria de alimentos e aberto a iniciativas ousadas e inovadoras como o nossa. Acreditamos que a receptividade será muito boa. Além disso, a Anuga é a vitrine de novos produtos para o mundo, onde teremos oportunidade de apresentar essa nova liderança criativa brasileira para a indústria de alimentos”, avalia Edouard Malbois, CEO da Enivrance.
Na feira, serão apresentados os protótipos das embalagens dos produtos e alguns itens também estarão disponíveis para degustação, entre eles: Rio Style, da SerVida, pizza que homenageia o calçadão de Copacabana; Happy Hour, café torrado com cachaça da Baggio Café; Pure Taste, suco com 70% de açaí da Amazoo; Alchemy, cachaça orgânica premium da Weber Haus; e Romeo e Juliet, pão de queijo recheado com queijo e goiabada da Maricota.