Brasil receberá Feira do Livro de Frankfurt

 

A organização da Feira do Livro de Frankfurt apresentou, durante a 22ª Bienal do Livro de São Paulo, nesta semana, a segunda edição da CONTEC Brasil, Conferência Internacional de Tecnologia, Cultura e Alfabetização, que será realizada em 2013. O plano é transformar o encontro, que teve sua primeira edição no País neste ano, em uma feira unindo conferência, espaços para expositores brasileiros e alemães e ambientes digitais.

As mais de 800 pessoas que compareceram à CONTEC Brasil 2012 no Auditório Ibirapuera, entre 7 e 8 de agosto, conheceram soluções práticas, experiências de sucesso na área de incentivo à leitura, promoção de discussões aprofundadas sobre a formação de leitores e as tecnologias disponíveis para a alfabetização e formação de professores no Brasil e no mundo. Alguns dos projetos antecipados foram o programa de alfabetização com smartphones e a leitura de histórias pelo YouTube. No entanto, o evento teve o formato de palestras e apresentações, com uma dimensão menor do que se projeta para a próxima edição.

Diferente do que acontece na Bienal do Livro de São Paulo, onde o foco é a venda de livros, o objetivo da CONTEC Brasil 2013 é buscar e discutir soluções de fomento à leitura no País. Segundo explicou a vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, Marifé Boix García, a proposta é envolver todos os públicos do mercado editorial, com três dias voltados para profissionais e dois dias para o público em geral.

A escolha do Brasil para receber a CONTEC no formato de feira, inspirada na versão alemã, coincide com o ano cultural da Alemanha no Brasil, que irá de maio de 2013 a maio de 2014. Além disso, o Brasil será o convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt do ano que vem.