Começa em Berlim maior feira do setor frutícola


Começa nesta quarta-feira (8), em Berlim, a maior feira internacional para o mercado de frutas e verduras, a Fruit Logistica. Neste ano, o evento conta com 2,5 mil expositores de 84 países, e espera cerca de 56 mil visitantes. O Brasil estará representado por pouco mais de 20 empresas e, também, pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).



O Ministério irá divulgar na feira o programa Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), baseado em sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, viabilidade econômica e rastreabilidade de todas as etapas produtivas. A iniciativa, que começou em 2001, prevê a inserção de tecnologias que propiciem a certificação e elevem a competitividade dos produtos. Além disso, diminui o emprego de inseticidas e fungicidas, reduz os custos de produção e o uso de fertilizantes.



“Consideramos esse ambiente ideal para a realização de duas ações do governo federal, a divulgação da PI Brasil no exterior e o mapeamento dos protocolos de qualidade que vigoram em outros países”, explica o coordenador do projeto, Sidney Almeida Filgueira de Medeiros, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. Além disso, será uma oportunidade de intercâmbio de informações sobre a certificação oficial em boas práticas agropecuárias que os países estão adotando.



Nesta 20ª edição do evento, os representantes brasileiros estão localizados no Pavilhão 26, junto com Argentina, Costa Rica, Equador, Uruguai, Chile, México e Panamá, grandes produtores de melão, banana, mamão, laranja, abacate, uva, maçã, pera e pêssego.



Além das vendas, intercâmbio científico-tecnológico também está na agenda dos participantes. Nesse sentido, uma Equipe do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) terá um encontro com a empresa alemã de certificação QS- Qualität und Sicherheit GmbH. O objetivo é discutir sobre documentos técnicos necessários para a solicitação de credenciamento do Instituto, o que facilitaria a prestação de serviços pelo Itep a produtores naquele país.
 



A Fruit Logistica acontece até a próxima sexta-feira (10).

© 2012 Messe Berlin GmbH
© 2012 Messe Berlin GmbH