Cresce participação brasileira na Biofach

A expansão do mercado brasileiro de orgânicos, que cresce 20% ao ano de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), se reflete no aumento da participação do País na mais importante feira internacional do setor, a Biofach. O evento acontece em Nuremberg, na Alemanha, até sábado (20).


Neste ano, o MDA leva 15 cooperativas regionais, 50% a mais do que em 2009. A Itaipu Binacional mostra o Projeto Água Boa, que ajudou na migração de 1 mil propriedades agrícolas familiares de convencional para orgânica. Já o Projeto Organics Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a iniciativa privada, participa com 28 empresas, com uma pequena redução em relação a 2009.


Produtos como açúcar mascavo, rapadura, café, cacau em amêndoas, óleo de coco de babaçu, soja, erva-mate, arroz agulhinha, cachaça, doces e geléias são alguns dos representantes nacionais, cujo volume de negócios atingiu US$ 34 milhões na última edição. Neste ano, com a recuperação da economia, o valor de comercialização deverá crescer 15%, segundo estimativa da Apex.


A Biofach reúne 2,7 mil expositores e deve receber 46 mil empresas visitantes de 110 países.


Orgânicos


 Em todo o mundo, os produtos orgânicos movimentam US$ 26 bilhões por ano. O país mais desenvolvido nesse sentido é a Alemanha, onde 40% dos alimentos consumidos são orgânicos. No Brasil, cerca de 80% dos 20 mil produtores de orgânicos são oriundos da agricultura familiar, segundo o MDA.

Biofach/Divulgação
Biofach/Divulgação