Empresas brasileiras de orgânicos vão à Biofach

Nove empresas brasileiras exportadoras de produtos orgânicos participarão da Biofach 2013, feira mais importante do setor, que será realizada de 13 a 16 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha, e vai reunir cerca de 2.420 expositores e 40 mil profissionais do mercado dos cinco continentes. A presença do País no evento é organizada pelo Projeto OrganicsBrazil, parceria entre o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O estande do OrganicsBrazil na feira terá seis empresas: Native (açúcar, álcool orgânico e sucos), Triunfo (chá mate), MN Propolis (mel e própolis), Natural Cotton Colors (confecção), Jalles Machado (açúcar) e Nutribotânica (acerola). Outras três – Surya Brasil (cosméticos), IKOVE (cosméticos) e Beraca (ingredientes) – estarão presentes na Vivaness, que ocorre paralelamente à Biofach e reúne companhias do segmento de cosméticos. As perspectivas é que sejam gerados entre US$ 25 e US$ 30 milhões em negócios para o período de 12 meses após a feira, além da ampliação da imagem do Brasil como fornecedor de alimentos, bebidas, têxteis, insumos e produtos industrializados.

O OrganicsBrazil reúne 76 empresas exportadoras e registrou em 2012 um total de US$ 129,5 milhões em vendas externas nos cinco continentes. “Apesar da crise econômica na Europa e das incertezas no mercado norte-americano, nossos dois grandes mercados-alvos, foi um grande resultado para o País, impulsionado pelas exportações de produtos das cadeias de frutas, castanhas, mel, óleos vegetais e açúcar – continuamos sendo o maior exportador de açúcar orgânico do mundo, com cerca de 250.000 toneladas/ano”, explica Ming Liu, coordenador executivo do projeto.

“Em 2013, como tendência mundial, apostamos no crescimento do setor de ingredientes funcionais, probióticos e suplementos alimentares. Como a Biofach é a vitrine das tendências e dos negócios ao longo do ano, nossa expectativa é gerar negócios para todas as empresas do projeto e prospectar novos mercados, como o asiático”, finaliza Liu.

SXC
SXC