Feira de Hannover: indústria integrada é o foco

A troca de informações em tempo real entre máquinas, equipamentos industriais e componentes de sistemas será, em breve, uma realidade. A consequência é que, tanto na produção quanto na logística, haverá um aumento na eficiência, na segurança e no uso sustentável dos recursos. “Quarta revolução industrial” é como especialistas denominam esta nova etapa do desenvolvimento tecnológico que vem na sequência da era das máquinas a vapor, da produção em massa e da automação.

Esta é a razão para que a edição de 2013 da Feira de Hannover, na Alemanha, desenvolva-se em torno do tema “indústria integrada”. “Tomamos a decisão de focar essa questão não só para ressaltar a integração entre os vários setores da feira, mas também para deixar claro que a tecnologia da informação está prestes a iniciar uma fase de profundas mudanças na própria forma de produzir”, declarou Jöchen Köckler, membro do Conselho de Administração da Deutsche Messe, empresa organizadora do evento.  

Segundo o executivo, devido a ciclos de produtos cada vez mais curtos e a uma diversidade de produção  cada vez maior, é necessário ser muito flexível. “Entre as indústrias automobilísticas”, informa Köckler, “muitas delas já estão capacitadas a produzir diferentes modelos de carro em uma mesma linha de produção, o que significa contar com sistemas de software em estado da arte assim como sofisticadas tecnologias baseadas na web”.

A feira

A previsão dos organizadores é que a Feira de Hannover 2013 conte com um total de 6.500 empresas que ocuparão os 236 mil metros quadrados de área expositiva disponível. Os números  representam um aumento de quase 3% sobre 2012, ano no qual Hannover alcançou os melhores resultados de sua história. Além da Alemanha, os países com maior representação no evento são China, Itália, Turquia e França. A Rússia será o país parceiro do evento, razão pela qual o seu presidente, Vladimir Putin, estará ao lado da chanceler Angela Merkel na abertura do evento, no próximo dia 8 de abril.

Mais de 160 empresas russas apresentarão os seus produtos e serviços em uma área de 4.900 metros quadrados.  “Em 2012, a corrente de comércio entre a Rússia e a Alemanha bateu um novo recorde chegando a € 80 bilhões, o que faz o país ser o parceiro ideal para este evento,” declarou Klöckner ao justificar a escolha da Rússia.

Os setores que integram a Feira de Hannover 2013 são: automação industrial; movimentação e acionamentos; energia, ventos e mobilidade; fábrica digital; suprimentos; tecnologias de superfícies; tecnologias industriais verdes; e pesquisa e desenvolvimento.

 

 

Divulgação Hannover Messe
Divulgação Hannover Messe